11/04/2021

LULA PEDE DESCULPAS 'AO POVO ITALIANO' POR NÃO TER EXTRADITADO CESARE BATTISTI

É um canalha!

O ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) pediu desculpas à população italiana por não ter extraditado Cesare Battisti. No último dia do seu 2º mandato, em 31 de dezembro de 2010, Lula concedeu asilo ao ex-membro do grupo Proletários Armados pelo Comunismo, que foi condenado na Itália por assassinato.

O pedido de desculpas aconteceu durante entrevista para a TV italiana TG2 Post, na sexta-feira (9). “Peço desculpas ao povo italiano. Pensei que ele não era culpado, mas depois de sua confissão, só posso me desculpar“, disse Lula.

O ex-presidente também afirmou que a sua decisão foi baseada nos conselhos do seu então ministro da Justiça, Tarso Genro. Lula afirmou que acreditava na inocência de Battisti e, por isso, achava que tinha tomado a decisão correta.

O italiano era integrante do Partido Proletariado Comunista quando foi acusado de terrorismo. Na década de 1970, foi sentenciado pelo assassinato de 4 pessoas. Sempre negou os crimes. Em 1993, foi condenado à prisão perpétua na Itália.

Viveu como fugitivo por 30 anos, antes de chegar ao Brasil, em 2004. Durante o governo de Lula (2003-2010), o Brasil concedeu asilo a Battisti. Em 2010, a Itália pediu a extradição, aceita pelo STF (Supremo Tribunal Federal), mas negada pelo petista em 31 de dezembro de 2010.

O italiano confessou os crimes pela 1ª vez em março de 2019. Ele foi entregue à Itália em janeiro do mesmo ano, após ser preso por agentes da Interpol na Bolívia.

Quando ele confessou o crime, o ex-ministro Tarso afirmou que o Brasil precisava realizar uma autocrítica por sua proteção a Battisti. Em agosto de 2020, Lula afirmou que se arrependia de ter concedido o asilo e se disse decepcionado.

“Hoje, acho que, assim como eu, todo mundo da esquerda brasileira que defendeu Cesare Battisti aqui ficou frustrado, ficou decepcionado. Eu não teria nenhum problema de pedir desculpas à esquerda italiana e à família do Battisti por ele ter praticado o crime que cometeu”, disse Lula em um programa de debates da TV Democracia.

Na entrevista dessa 6ª feira (9.abr), ele voltou a demonstrar arrependimento. Pediu desculpas também a Giorgio Napolitano. O ex-presidente italiano, líder da centro-esquerda no país, criticou Lula depois da prisão de Battisti. Os 2 se conhecem desde os anos 1980 e o ex-presidente brasileiro lamentou que o erro tenha prejudicado as relações entre os 2 países.

Poder 360

Nenhum comentário: