22/04/2021

ALERTA: EMAIL FALSO EM NOME DA CEF ESTÁ SENDO ENVIADO POR CRIMINOSOS FINGINDO BOQUEIO DO PIX

Cuidado! Criminosos estão enviando email falso da Caixa que finge bloqueio do Pix. Veja como identificar

Um e-mail está sendo enviado para diversas pessoas fingindo ser a Caixa Econômica Federal relatando que alguém enviou pra você um valor de Pix e que as transferência foi bloqueada. Para resolver o problema, os criminosos pedem para fazer um recadastramento com o objetivo de melhorar a segurança do sistema e assim você poderá receber Pix novamente.

O que faz a mensagem parecer verdadeira é o uso da logo da instituição, além de um botão de clique nas cores do banco e até o nome “Caixa Econômica Federal” como remetente do e-mail. Mas tome cuidado, porque ao clicar no botão “Iniciar Cadastro” você poderá ter seus dados roubados.

Preste atenção que há sinais de erros claros de português na mensagem, além disso, o texto é muito simples, sem muitos esclarecimentos, e além disso, o endereço de e-mail é uma conta chamada “creditodesbloquear” hospedada no Gmail, não tem nada a ver com a Caixa Econômica Federal.
Não caia na fraude

Para não cair neste tipo de fraude, fique atento e a primeira coisa é se questionar se alguém deveria mesmo te enviar um Pix. Saiba que a Caixa apenas envia e-mail se você tiver solicitado e os e-mails enviados não contém links para acessar outras páginas e não pede sua senha.

Além disso, nunca responda um e-mail ou formulário na internet informando seus dados pessoais e senhas. Os bancos não enviam e-mails solicitando estes dados. Se você receber alguma mensagem assim e ficar na dúvida, antes de abri-la, entre em contato com o seu banco.

E acesse sua conta usando apenas o caixa eletrônico, internet banking ou aplicativo da instituição. Em caso de dúvidas, procure os canais de atendimento oficiais, como telefone e assistente virtual. Para fazer denúncia ligue no número 0800 512 6677 da Caixa Econômica Federal.

Nenhum comentário: