06/03/2021

LOCKDOWN CONTROLA MORTES E NOVAS VARIANTES DA COVID - DIZ ESPECIALISTA

Especialista: Lockdown pode controlar mortes e novas variantes

O país vive o pior momento da pandemia, com aumento de casos e mortes, chegando a registrar o recorde de 1.910 óbitos em 24 horas na quarta-feira (3). O cenário acendeu a discussão sobre a necessidade ou não de um lockdown - bloqueio total de uma região pelo Estado ou Justiça, com restrição de circulação de pessoas em áreas públicas sem motivos emergenciais - como forma de tentar controlar o problema.

No Brasil, algumas cidades com UTIs lotadas estão em lockdown, como Araraquara, no interior de São Paulo, Uberlândia e outros municípios do Triângulo Norte e do noroeste de Minas Gerais. Vale ressaltar que existe uma diferença entre lockdown e a fase vermelha adotada no Estado de São Paulo, nível máximo de restrição, na qual é permitida a circulação de pessoas, abertura de escolas e atividades consideradas essenciais, como supermercados e farmácias. No lockdown apenas as atividades essenciais são permitidas.

Para o infectologista Francisco de Oliveira, médico do Hospital Infantil Sabará, em São Paulo, e segundo secretário do Departamento Científico de Infectologia da Associação Paulista de Medicina, o lockdown é a única saída para conter o avanço do coronavírus e evitar um colapso do sistema de saúde no Brasil".

“O que está acontecendo atualmente é uma situação inédita, porque até agora nesse mais de um ano de pandemia sempre houve uma prevalência muito grande da doença e de surgimento de novos casos, mas variando de um estado para outro. Hoje há uma uniformidade”, afirma Oliveira. Para ele, a situação no país está fora de controle e o lockdown seria necessário para frear a disseminação da doença e o surgimento de novas variantes do coronavírus.

Com informações do r7

Nenhum comentário: