17/03/2021

FOGO NO 'PARCÃO': EUA FAZ RESTRIÇÕES A RÚSSIA APÓS CHAMAR PUTIN DE ASSASSINO

Biden chama Putin de assassino, e EUA fazem restrições à Rússia

O Departamento do Comércio dos Estados Unidos informou nesta quarta-feira (17) que expandirá as restrições de exportação à Rússia e acusou o país de utilizar armas químicas contra adversários. O anúncio ocorre após o presidente norte-americano, Joe Biden, chamar o líder russo, Vladimir Putin, de “assassino”.

Nesta terça-feira (16), o governo americano divulgou um relatório que aponta para interferência russa na eleição presidencial americana de 2020.

Segundo o documento, Putin supervisionou os esforços para prejudicar a candidatura do democrata que disputava o cargo com o ex-presidente Donald Trump.

– O Departamento de Comércio está empenhado em impedir que a Rússia acesse tecnologias sensíveis dos EUA que possam ser desviadas para suas atividades de armas químicas malignas – diz o comunicado do governo americano.

De acordo com o documento, os russos usaram armas químicas ou biológicas em violação ao direito internacional.

No ano passado, o opositor russo Alexei Navalny sofreu uma tentativa de envenenamento que foi condenada pelos EUA e por países da União Europeia. Após passar um período na Alemanha, Navalny foi detido ao retornar à Rússia.

– A partir de 18 de março de 2021, o BIS analisará os pedidos de licença sob a presunção de negação de exportações e reexportações de itens controlados, por razões de segurança nacional que se destinam à Rússia – diz o comunicado dos EUA.

Estadão

Nenhum comentário: