20/03/2021

EFEITO COLATERAL: EXPORTAÇÃO DA VACINA DE OXFORD PODE SER BARRADA PELA UNIÃO EUROPEIA

União Europeia ameaça barrar exportação da vacina de Oxford

A presidente da Comissão Europeia, Ursula von der Leyen, ameaçou neste sábado (20) bloquear as exportações da vacina de Oxford/Astra Zeneca contra a covid-19, caso a União Europeia não receba as doses prometidas.

"Temos a opção de suspender as exportações planejadas. Esta é nossa mensagem à AstraZeneca: respeite o contrato com a Europa antes de começar a fornecer [doses] para outros países", afirmou ao conglomerado de mídia alemão Funke.
Vacina de Oxford é 'segura e eficaz'

Na quinta-feira (18), a agência de medicamentos do bloco declarou que a vacina de Oxford é "segura e eficaz" no combate ao novo coronavírus após analisar a suspeita de casos de formação de coágulos.

A reguladora disse ainda que vai continuar analisando os dados de vacinação na Europa, mas que os benefícios da vacina superam os riscos.

A vacina de Oxford/AstraZeneca é usada no Brasil. A Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa) disse que, até o momento, não há evidências que apontem uma relação entre o uso do imunizante e casos de trombose e embolia pulmonar.

G1

Nenhum comentário: