08/03/2021

CANDIDATURA DE LULA: 'NÃO CONTEM COMIGO PARA ESSE CIRCO' - DIZ CIRO GOMES

‘Não contem comigo para esse circo’, diz Ciro sobre candidatura de Lula

O ex-ministro Ciro Gomes (PDT) criticou hoje o debate em torno da elegibilidade do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) para as eleições de 2022. Ele foi enfático ao comentar o tema, em entrevista ao colunista do UOL Kennedy Alencar. “Não contem comigo para esse circo”, disse. 

Lula diz estar “à disposição” para ser o candidato petista nas próximas eleições presidenciais, mas suas condenações o impedem de competir no pleito, já que o ex-presidente se enquadraria na Lei da Ficha Limpa. 

Nós vamos ficar discutindo: o Lula é elegível? O Lula é inelegível? Olha, esse filme eu já vi. Não contem comigo. Não contem comigo para esse circo mambembe porque a tragédia brasileira não permite mais contemporização. 

Ciro Gomes 

O ex-ministro questionou uma possível vitória do PT nas eleições. “Derrotar o Bolsonaro e construir uma saída para o Brasil, é razoável que a saída para o Brasil seja voltar o Lula e o petismo ao poder? É isso, a volta ao passado, de quem tendo tido a oportunidade de ouro de governar por 14 anos, com popularidade que alcançou 86%, não ter promovido uma única mudança institucional na vida brasileira?”, indagou. 

Na visão de Ciro, a oposição ao governo Bolsonaro deveria estar “sentada na mesa” debatendo uma articulação contra o presidente. “Nós não tínhamos nada que ficar brigando entre nós. Nós tínhamos que estar todos sentados ao redor de uma mesa, discutindo basicamente o que aconteceu para o povo nos abandonar. Se a gente não entender isso, não é punir ninguém, é para gente ter humildade e pedir reconciliação com nosso sofrido povo, que afinal de contas é vítima de tudo isso”. 

“Quem é o mais importante líder do campo progressista brasileiro? O Lula. Tenho humildade de reconhecer. O Lula nunca aceitou essa conversa. Quando nós entabulamos essa conversa, até o Fernando Henrique [Cardoso, ex-presidente] veio, e o Lula simplesmente censurou o manifesto, que o mundo inteiro assinou, inclusive eleitores tradicionais dele. O Lula esculhambou, dizendo que não era Maria vai com as outras. O Lula só pensa em si. Depois de se pensar no PT, o Brasil vem em décimo quinto lugar”, concluiu. 

Mas, na opinião de Ciro, a condenação de Lula no caso do tríplex deve ser anulada. “Eu sustento que o [juiz, Sérgio] Moro é um idiota, ambicioso, inescrupuloso, e que semeou nulidades e, portanto, o processo que condenou o Lula no tríplex, na minha opinião, é nulo. E anulado, nesse processo, o Lula voltaria a ter as franquias. O povo vai pensar que ele foi inocentado, não… os atos [foram] presididos pelo juiz suspeito, que é bandido”, disse.

Bol/Uol

Nenhum comentário: