07/02/2021

PELA 1ª VEZ NA SUA HISTÓRIA O VATICANO TERÁ UMA MULHER PARA O SÍNODO DOS BISPOS

Papa Francisco nomeia primeira mulher para Sínodo dos Bispos

O Papa Francisco nomeou pela primeira vez uma subsecretária para o Sínodo dos Bispos. Nathalie Becquart, uma freira nascida na França, é a primeira mulher nomeada para o cargo e terá direito de voto no sínodo, que aconselha o pontífice. Ela será acompanhada no cargo pelo padre espanhol da Ordem de Santo Agostinho Luis Marín de San Martín.

A nomeação de Becquart reflete a vontade do papa de promover “uma maior participação das mulheres nos processos de discernimento e decisão eclesial”, de acordo com o secretário geral do sínodo, o cardeal Mario Grech, em entrevista aos meios de comunicação do Vaticano.

Nathalie já era consultora da Secretaria-Geral do Sínodo dos Bispos desde 2019. Formou-se na Escola de Pós-Graduação em Negócios de Paris (HEC Paris) e estudou filosofia e teologia no Centro Xavier – Faculdade jesuíta de Paris.

Também cursou sociologia na Escola de Pós-Graduação em Ciências Sociais (EHESS), na mesma cidade, e especializou-se em Eclesiologia com pesquisa sobre sinodalidade na Escola Superior de Teologia e Ministério de Boston (EUA).

Em agosto de 1995, entrou no Instituto La Xavière, Missionários de Jesus Cristo. Em 2005, fez seus votos perpétuos.

Nathalie Becquart ocupou vários cargos na área de marketing e na formação de jovens, tais como diretora espiritual da Rede Inaciana da Juventude na França, coordenadora nacional do programa de escotismo para jovens em áreas urbanas pobres e multiculturais e, entre 2012 e 2018, foi diretora do Serviço Nacional para a Evangelização da Juventude e das Vocações (SNEJV) na Conferência Episcopal Francesa.

pleno.news

Nenhum comentário: