06/02/2021

'O JUDICIÁRIO TAMBÉM GOVERNA O BRASIL' - DIZ GILMAR MENDES - EU DIRIA, 'MANDA'

Mendes sugere que o judiciário também governa o país

Nesta sexta-feira (05), o ministro do Supremo Tribunal Federal Gilmar Mendes concedeu entrevista à CNN Brasil. Mendes falou sobre sua expectativa com a eleição dos novos presidentes da Câmara, Arthur Lira (PP-AL) e do Senado, Rodrigo Pacheco (DEM_MG), o combate à pandemia da Covid-19 e a retomada econômica do país.

No entanto, uma fala do ministro chamou atenção, gerando polêmica e debates nas redes sociais.

– Essa é minha expectativa, que nos dediquemos à nossa tarefa de governar, e governar bem, resolver esse problema da pandemia e isso só se resolve com a maciça vacinação, para que possamos nos dedicar a crescimento econômico – afirmou o ministro.

A declaração levantou questionamentos de internautas, haja vista que a população não elege os ministros do STF.

– O tribunal ajudou e muito a governança, vamos dizer assim, no que diz respeito à crise sanitária, dando baliza do que não era possível fazer, retirando restrições que limitavam o executivo em relação à lei de responsabilidade fiscal – afirma Mendes.

De acordo com o ministro, há um diálogo com o Executivo desde então.

Muitos inernautas compartilharam a entrevista, com a pergunta: “Você votou em algum ministro do STF?”.



Após a eleição do presidente Jair Bolsonaro, o debate sobre o ativismo judicial de ministros do Supremo Tribunal ganhou ainda mais força. Diversas medidas tomadas pelo mandatário já foram derrubadas pelos ministros, cuja responsabilidade, segundo o próprio site do STF, é guardar a Constituição.

pleno.news

Nenhum comentário: