18/02/2021

NATAL: ESCOLAS MUNICIPAIS RETOMAM AULAS EM FORMATO REMOTO

Escolas municipais de Natal retomam aulas em formato remoto

As escolas públicas municipais de Natal retomam as aulas em formato remoto a partir desta quinta-feira (18), segundo a Secretaria Municipal de Educação. As atividades ainda são relativas ao ano letivo de 2020. O retorno das aulas em formato híbrido, com parte dos alunos na escola, era previsto para o início deste ano, mas foi adiado.

O município conta com 72 escolas de ensino fundamental e 74 centros de educação infantil. São mais de 58,3 mil alunos matriculados, incluindo os da Educação de Jovens e Adultos. Mas no retorno desta quinta-feira (18) ficam de fora as crianças da etapa de creche.

Segundo a secretária Cristina Diniz, o município reconhece que muitos alunos não têm acesso à internet e, por isso, outros formatos também são desenvolvidos para atender todos os públicos.

"Nós ouvimos a população. Ano passado tivemos medo de realizar aulas online diante dessa dificuldade, mas diante da necessidade, também vamos trabalhar em outros formatos que não sejam pela internet. O aluno poderá ir à escola, receber um material e ter orientação do professor e depois voltar para casa", afirmou.

De acordo com ela, os professores poderão entregar livros, atividades e passar pesquisas a serem realizadas, entre outras atividades.

Ainda de acordo com a secretária, pelo calendário aprovado pelo Conselho Municipal de Educação, o ano letivo de 2020 será concluído em junho. A exceção é para os alunos do 9º ano, que tiveram aulas pela TV e outros formatos, no ano passado. "Eles vão concluir no final do mês de março, para poder fazer a matrícula e acompanhar o Ensino Médio na rede estadual, que começa nesse período", disse.

Aulas presenciais sem previsão

A rede municipal ainda não tem prazo para a retomada das aulas em formato presencial. O protocolo estabelecido pelo município previa o retorno a aulas em formato híbrido - com parte dos alunos em casa e outros na escola - se houvesse ocupação máxima de 80% dos leitos e taxa de retransmissão da doença de até 1. Isso apenas para os alunos dos anos finais do ensino fundamental.

Porém, o município não tem nova data para retorno e aguarda orientação do comitê científico de Natal.

Por outro lado, a secretária afirmou que o município começou a distribuição de materiais que serão usados nas escolas, como totens para higienização de mãos, sabonete líquido , álcool em gel, material de limpeza, pias, entre outros.

"Nesse momento, nós focamos na estrutura necessária para sanitização. Existem alguns gestores com o desejo legítimo de que sejam feitas outras obras nas escolas, mas nosso foco agora é nos equipamentos relacionados à sanitização e prevenção à Covid-19", disse.

G1

Nenhum comentário: