31/01/2021

RN: INTERIOR EM PÂNICO COM AUMENTO DO NÚMERO DE ASSALTOS

Aumento do número de assaltos tira a tranquilidade no interior do Rio Grande do Norte

A histórica tranquilidade antes presente em municípios do interior do país há tempos vem sendo interrompida pela violência. No Rio Grande do Norte, a situação não é nada diferente. As cidades do estado mais afastadas dos grandes centros urbanos também têm tido a calmaria cessada pela criminalidade.

Cidades consideradas pacatas estão sendo cada vez mais atingidas pela insegurança pública. Se antes, a violência estava concentrada em regiões mais populosas e de maior movimentação econômica, de certa época para cá o cenário mudou. A criminalidade migrou também para o interior do estado.

Municípios antes considerados tranquilos estão sendo cada vez mais alvos de recorrentes ações criminosas. No território potiguar, cidades de várias regiões têm ficado na mira de bandidos que espalham terror e tiram a paz da população. É o caso de localidades como Governador Dix-Sept Rosado, Apodi, Pau dos Ferros, Rafael Godeiro, Lucrécia e Almino Afonso.

São diversos os relatos de moradores dessas áreas assustados com a falta de segurança. "Praticamente, agora toda semana tem um arrastão em alguma casa. A gente já dorme assustado, com medo. Nem dentro de casa temos mais paz. O que dirá sentar na calçada. Passou esse tempo", contou em uma rede social um morador que reside em Governador Dix-Sept Rosado há mais de 40 anos.

"Antigamente, mal víamos falar de assaltos aqui na cidade. Hoje em dia, cada hora é uma pessoa diferente que teve o celular roubado. É todo mundo assustado", desabafou um comerciante de Apodi em um programa de rádio.

Padre do interior do RN cobra segurança para cidades da região Oeste

"Nos últimos três meses, as famílias vêm sendo amedrontadas por assaltos e arrastões, onde a cidade conta com um só policial para 'cuidar' e 'proteger' todo um território muito vasto". O depoimento em tom de preocupação é de um padre da Igreja Católica no interior do Rio Grande do Norte.

Nesta semana, Deivid Franklin, administrador paroquial das cidades de Almino Afonso, Rafael Godeiro e Lucrécia, utilizou as redes sociais para divulgar um material elaborado por ele, no qual ele clama por segurança pública para a região. Intitulado de "Nota à senhora Governadora Fátima Bezerra", no comunicado, o padre se identifica como o "responsável por conduzir e apascentar o povo querido da cidade de Rafael Godeiro".

O padre solicita e suplica "um olhar de MISERICÓRDIA" pelo povo da cidade, com pouco mais de três mil habitantes e que está localizado a

pouco mais de 100 quilômetros de Mossoró, que ele descreve como pacata e acolhedora. Deivid Franklin relata que nos últimos três meses, as famílias vêm sendo amedrontadas por assaltos e arrastões.

O religioso externa também a preocupação com o fato de a cidade contar com um só policial. "Talvez, a senhora nem leia essa nota, mas, de forma audaciosa estou usando, quem sabe, não chega a seu conhecimento", acrescenta ele, em referência direta à governadora e citando um trecho de um Evangelho da Bíblia: "Se calarem a voz dos profetas, as pedras falarão".

O padre frisa ainda que o povo está assustado. "Se sair de casa temos o CORONAVÍRUS, se ficar dentro de casa, a BANDIDAGEM entra e aterroriza as famílias", desabafa, mencionando o ditado popular "Se correr o bicho pega, se ficar, o bicho come". Ele finaliza o clamor por mais segurança, desejando sabedoria e igualdade para o atual governo estadual.

Autoridades policiais prometem reforço na segurança da região

Depois de uma ampla repercussão, o apelo do padre Franklin deu resultado. Menos de 24 horas depois, ele voltou a falar no assunto e disse que a iniciativa dele tinha chegado aos ouvidos da governadora Fátima Bezerra, e que ações conjuntas das polícias civil e militar já estavam em andamento para identificar e coibir ações criminosas na região.

O religioso contou ter recebido uma ligação do coronel Alarico Azevedo, comandante da polícia militar do RN, assegurando que muito em breve o efetivo policial iria aumentar e que seria ostensiva as ações, visando coibir as práticas criminosas na localidade. Além disso, o padre também recebeu uma visita dos delegados da região de Caraúbas, Patu e Mossoró que também garantiram apoio no reforço da segurança.

“É importante frisar que, na condição de pastor e guia de uma comunidade, o padre exerce o seu profetismo, dando voz e visibilidade ao povo que lhe é confiado, faz parte do múnus de nosso ministério. Não levanto bandeira de nenhum partido ou ideologia, respeito e procuro está sempre em diálogo com todos/as. Toda ajuda é bem-vinda, principalmente de quem tem acesso e portas abertas nessas instituições e poderes. Continuemos em oração por essas famílias abaladas e fragilizadas pela situação que passaram”, concluiu ele.

DeFato

Nenhum comentário: