31/01/2021

RN: GOVERNO FÁTIMA BEZERRA FECHA SERVIÇOS DE OBSTETRÍCIA EM CEARÁ-MIRIM PENALIZANDO A REGIÃO DO MATO GRANDE

Hospital de Ceará-Mirim deixará de realizar partos e a região do Mato Grande ficará sem serviços de obstetrícia a partir de segunda-feira (01/02)           

Mais de 250 mil pessoas de 22 municípios ficarão desassistidas. Faltou compromisso por parte do governo do Estado. 

A Governadora Fátima Bezerra e o seu secretário de saúde, o médico Cipriano Maia, mais uma vez mostram sua insensibilidade com a população de uma região tão sofrida por falta de assistência à saúde. Após fecharem o hospital de Canguaretama referência para a região agreste com mais de 50 leitos, também fecharam o único Hospital para pré-diabéticos do estado (Hospital Ruy Pereira).

Agora foi a vez do Hospital Regional de Ceará Mirim que já vinha sofrendo com a falta de pagamento de alguns municípios, que juntos custeavam 60% do valor para receber os serviços de Obstetrícia, o governo do estado custeava 40%.

Em reunião com os secretários de saúde dos municípios da região envolvida, foi anunciado por parte da gestão do Hospital de Ceará Mirim uma atualização dos valores de custeio para poder continuar prestando esses serviços.

Todos os municípios ficaram sensibilizados, e mesmo diante de um cenário complexo, financeiramente falando concordaram com a atualização. O problema foi o secretário de saúde que disse que não vai pagar nenhum centavo a mais.

Alegando não ter condições, de imediato determinou a transferência das equipes médicas para o Hospital Regional de Macaíba.

O serviço funcionava com 2 médicos obstetras, 1 médico pediatra, 1 médico anestesiologista, além da equipe de enfermeiros e técnicos.

Essa é mais uma tragédia anunciada. Com a fama de secretário cadeado por ter fechado vários hospitais e serviços no estado, essa fama vem desde o Governo de Robson Farias, quando foi secretário de saúde.

A sua primeira maldade foi também na região do Mato Grande ao fechar o hospital de regional de João Câmara e transferir os serviços de obstetrícia para Ceará Mirim. Mesmo sendo criticado por prefeitos e secretários de saúde na época.

Hoje o Hospital de João Câmara está abandonado mesmo depois de ser reformado e equipado, até o centro cirúrgico que foi equipado encontra-se fechado até os dias atuais.

Por outro lado, vemos diariamente cidadãos sofrendo com dor e morrendo por falta de cirurgias, como por exemplo, hérnias, cole litíase (pedra na vesícula), litíase renal (pedra nos rins), entre outros.

Fica agora a pergunta: como ficará a partir de segunda feira (01/02)? Sabendo que com os dois serviços funcionando (Ceará Mirim e Macaíba), a situação já estava precária.

Com a palavra a Governadora Fátima Bezerra do PT e seu secretário de Saúde, Cipriano Maia, mais conhecido como secretário cadeado.

RELAÇÃO DOS HOSPITAIS FECHADOS

3 comentários:

Tiago Marques disse...

Bom esclarecer que :

1. Trata - se de servico municipal , aonde o estado aloca mensalmente 240 mil reais de incentivo para funcionamento de maternidade para suporte a região;
2. Desde janeiro de 2021 ,mesmo o estado repassando a contrapartida regular, o serviço foi interrompido pelo município alegando que os demais municípios da região estavam com valores atrasados;

3. O serviço/ município não executou o programado em PPI para obstetrícia/ ginecologia para região e mesmo assim o estado não suspendeu o repasse, garantindo a assistência.

4. O governo do RN não tem governabilidade em serviço municipal , caso tenha serviço interrompido ,a responsabilidade é do ente executor. Fizemos várias agendas para reforçar a importância da manutenção.

5. João Câmara não teve serviço fechado, ao contrário temos hoje leitos de UTI covid e cirurgias eletivas num serviço que encontramos sem oferta de cirurgias há mais de 8 anos ; Ruy Pereira tinha o prédio condenado e não foi por nossa gestão,transferimos os serviços que foram alocados em melhores condições no Hospital da Polícia e João Machado. Ampliamos muitos leitos em nossa gestão, basta visualizar no CNES .

Bruno disse...

O Blog solicitou informação à secretaria de saúde? Está espalhando fake news para a população.

João André disse...


https://programameudoutor.com.br/2021/01/30/o-secretario-de-saude-do-rio-grande-do-norte-fechara-mais-um-servico/

Médico