13/01/2021

EUA: SUPREMA CORTE DECIDE E LISA MONTGOMERY É EXECUTADA COM INJEÇÕES LETAIS

EUA executam Lisa Montgomery após decisão da Suprema Corte

O governo dos Estados Unidos executou na manhã desta quarta-feira (13) a condenada Lisa Montgomery, única mulher no corredor da morte federal, após a Suprema Corte americana reverter decisões que suspendiam a pena capital. Montgomery foi condenada em 2007, no estado do Missouri, por sequestrar e matar por estrangulamento Bobbie Jo Stinnett, então grávida de 8 meses.

Com a execução de Montgomery, o EUA cumpriu pela primeira vez a pena de morte de uma prisioneira desde 1953. Lisa foi morta com injeções letais de pentobarbital, um barbitúrico poderoso, na câmara de execução do Departamento de Justiça em sua prisão em Terre Haute, Indiana.

Os advogados de Montgomery pediram a clemência de Trump na semana passada, dizendo que ela cometeu seu crime depois de uma infância em que foi abusada e repetidamente estuprada por seu padrasto e amigos, e que deveria enfrentar prisão perpétua.

A execução de Montgomery é uma das três penas de morte que o Departamento de Justiça dos Estados Unidos agendou para a última semana completa da administração do presidente Donald Trump. Duas outras execuções marcadas para quinta e sexta-feira foram adiadas, pelo menos por enquanto, por um juiz federal em Washington, para permitir que se recuperassem da Covid-19.

As execuções federais estiveram em pausa por 17 anos e apenas três homens foram executados pelo governo federal desde 1963 até que a prática foi retomada no ano passado sob a administração do presidente Trump.

pleno.news

Nenhum comentário: