18/01/2021

ENFERMEIRA VACINADA NESTE DOMINGO JÁ É 'FREGUESA' DA CASA

CoronaVac: 1ª mulher vacinada do Brasil foi voluntária em testes

A enfermeira Mônica Calazans, primeira pessoa a ser vacinada contra a Covid-19 no Brasil, já havia participado dos estudos da CoronaVac realizados no ano passado. A informação consta em uma reportagem do site do Conselho Regional de Enfermagem de São Paulo (Coren-SP), publicada em 8 de janeiro deste ano.

Na época, Mônica afirmou que teria tomado duas doses do imunizante e que não teria sofrido qualquer reação. Nesta segunda-feira (18), porém, ao esclarecer a escolha de Mônica como a primeira brasileira a ser imunizada, o Instituto Butantan afirmou que, na verdade, a enfermeira havia recebido apenas placebo, o que foi confirmado através do exame de anticorpos.

– Isso foi comprovado porque, antes de ser vacinada, [Mônica] fez teste sorológico para Covid-19, que não detectou presença de anticorpos do vírus – esclareceu o instituto.

Calazans, que trabalha no Hospital Emílio Ribas, na Zona Oeste da capital paulista, foi imunizada ainda no domingo (17), no Hospital das Clínicas, em São Paulo. O governo paulista aplicou a primeira dose da CoronaVac apenas alguns minutos após a Anvisa aprovar o uso emergencial da vacina, em fato que gerou atrito entre a gestão paulista e o Ministério da Saúde.

pleno.news

Nenhum comentário: