18/01/2021

COVID: 890 MIL AMERICANOS PODEM MORRER COM IMPACTO DO LOCKDOWN

Impacto de lockdown pode levar 890 mil americanos à morte

Um estudo realizado pelo Escritório Nacional de Pesquisa Econômica dos Estados Unidos (NBER), apontou que as medidas de bloqueio de circulação para conter os casos de Covid-19, os lockdowns, podem causar efeitos graves nas taxas de mortalidade do país.

Em um artigo intitulado “O impacto de longo prazo do choque de desemprego da covid-19 na expectativa de vida e taxas de mortalidade”, cientistas apontaram que até 890 mil norte-americanos podem morrer nos próximos 15 anos em decorrência do índice de desemprego criado em razão das medidas para conter a pandemia.

Com autoria de Francesco Bianchi da Duke University, Dongho Song da Johns Hopkins University e Giada Bianchi, da Harvard Medical School, o estudo analisa diversas consequências de longo prazo dos bloqueios da Covid-19. A abordagem também investiga a relação histórica entre os índices de desemprego, expectativa de vida e taxas de mortalidade.

De posse dos resultados, os responsáveis pelo estudo também fizeram um alerta para as autoridades do governo americano, e um pedido aos técnicos que atuam na tomada de decisões de medidas restritivas, que considerem os impactos de longo prazo dos bloqueios.

– Nós interpretamos esses resultados como uma forte indicação de que os formuladores de políticas devem levar em consideração as implicações severas e de longo prazo de uma recessão econômica tão grande na vida das pessoas ao deliberar sobre a recuperação da Covid-19 e das medidas de contenção. Sem dúvida, os bloqueios salvam vidas, mas também contribuem para o declínio da atividade real que pode ter consequências graves para a saúde – destaca a equipe de pesquisadores.

pleno.news

Nenhum comentário: