18/01/2021

COVID-19: CHEGAM A NATAL PACIENTES TRANSFERIDOS DE MANAUS PARA TRATAMENTO

Pacientes transferidos de Manaus para tratamento da Covid-19 chegam a Natal

Doze pacientes transferidos de Manaus, no Amazonas, chegaram a Natal na madrugada desta segunda-feira (18). Os pacientes foram encaminhados para o Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) e para o Hospital Giselda Trigueiro, referência em doenças infectocontagiosas.

A transferência acontece por causa do colapso na saúde do Amazonas, com hospitais lotados e sem oxigênio para os infectados com o coronavírus.

Os pacientes foram trazidos em uma aeronave da Força Aérea Brasileira (FAB) que pousou na Base Aérea de Parnamirim às 2h50.

De acordo com a Secretaria Estadual de Saúde Pública (Sesap), inicialmente seriam 10 pacientes, mas a secretaria do Amazonas solicitou mais duas vagas à rede estadual hospitalar do RN. Dois enfermos foram transferidos para o Hospital Giselda Trigueiro e 10 estão no Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL).

O Rio Grande do Norte é o quarto estado, além do Distrito Federal, a receber pacientes transferidos do Amazonas.

Com a transferência para Natal, o número total de pessoas transferidas para outros estados chega a 74. Foram enviados 9 pacientes a Teresina (PI), 23 pacientes a São Luís (MA), 15 para Brasília (DF), 15 para João Pessoa (PB), além dos 12 para a capital potiguar.

De acordo com o Governo do RN, foram assegurados o apoio logístico de ambulâncias, reposição de oxigênio da aeronave para o seu retorno, além de hospedagem dos profissionais e insumos e medicamentos ao Hospital Universitário Onofre Lopes (HUOL) para garantir uma assistência segura e eficaz.

“Tudo está preparado para que os pacientes recebam o tratamento da melhor forma possível. Aqui no Rio Grande do Norte, teremos todo apoio tanto da equipe do HUOL como do Giselda e da Sesap para garantir informações aos familiares e o devido apoio à distância com a secretaria de saúde do Amazonas”, afirmou o titular da Sesap, Cipriano Maia. Segundo ele, o RN não corre risco de sofrer com a falta de oxigênio.

Variante da Covid-19

O governo informou ainda que, levando em consideração o alerta epidemiológico de registros de casos de uma nova variante da Covid-19 no Amazonas, a equipe de Vigilância Epidemiológica da Sesap e o Laboratório Central de Saúde Pública do RN (Lacen) se organizam para execução de ações que conduzirão o processo de sequenciamento genético das amostras dos pacientes que tiverem coletado RT-PCR no estado de origem.

"As equipes irão estabelecer o fluxo em parceria com o Laboratório de Virologia da UFRN, que mantém articulação com a Fiocruz, para o sequenciamento dessas amostras e identificação da Cepa do vírus SARS-CoV-2", informou o governo.




G1

Nenhum comentário: