03/12/2020

SP: DORIA 'PASSA POR CIMA' DA ANVISA E ANUNCIA QUE VACINAÇÃO COMEÇA EM JANEIRO

Doria desafia Anvisa e diz que vacinação em SP contra Covid começa em janeiro

O governador de São Paulo, João Doria (PSDB), disse nesta quinta-feira (3) que CoronaVac, vacina produzida pela indústria chinesa Sinovac em parceria com o Instituto Butantan, será aplicada no estado em janeiro do próximo ano.

O imunizante está na terceira fase de teste, quando a eficácia tem que ser comprovada para liberação pela Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa). O governo de São Paulo diz que é possível que o relatório final seja encaminhado ao órgão ainda neste mês e que não deverá ser necessária a solicitação de uso emergencial da vacina. A CoronaVac ainda não está no plano do Ministério da Saúde.

"Em São Paulo, de forma responsável, seguindo a lei, no próximo mês de janeiro, cumprindo o protocolo com a Anvisa e obedecendo aos princípios de proteção à vida, nós vamos iniciar a imunização dos brasileiros de São Paulo. Não vamos aguardar março", afirmou Doria, que criticou o anúncio do governo federal de que o calendário de vacinação nacional deverá ter início em março.

De acordo com Doria, a vacinação acontecerá em São Paulo mesmo sem investimento do governo federal. "Na segunda-feira (7) vamos apresentar o programa estadual de imunização completo, com cronograma, com setores que são priorizados, volume de vacinas, logística. Todos os processos serão apresentados".

O diretor do Instituto Butantan, Dimas Covas, também afirmou hoje (3) que a CoronaVac deve estar disponível para aplicação em janeiro.

"A vacina estará disponível e o registro na Anvisa, acredito eu, também estará disponível. Então, poderemos iniciar um programa em janeiro, acredito, de vacinação. E espero [que] com o apoio do Ministério [da Saúde], apesar de todas essas declarações que não citam nominalmente a vacina do Butantan. A nossa expectativa é a de que a vacina seja incorporada, inclusive atendendo ao que o próprio ministro fala, sem citar a vacina, de que a vacina que estiver disponível e registrada, será incorporada", disse.

G1

Nenhum comentário: