12/12/2020

'SOL ARTIFICIAL ' MOVIDO A ENERGIA NUCLEAR É ATIVADO PELA CHINA

China ativa ‘sol artificial’ movido a energia nuclear

Na última sexta-feira (4), segundo a mídia estatal chinesa, um reator nuclear, conhecido popularmente como “sol artificial”, foi ligado com sucesso no país.

O reator HL-2M Tokamak é o maior dispositivo de pesquisa experimental de fusão nuclear da China. Para funcionar, ele usa um poderoso campo magnético para fundir plasma quente a temperaturas de mais de 150 milhões de graus Celsius.

Localizado no sudoeste da província de Sichuan, o reator, chamado de “sol artificial” devido ao enorme calor e energia que produz.

O desenvolvimento da energia de fusão nuclear não é apenas uma maneira de resolver as necessidades estratégicas de energia na China, mas também tem grande significado para o futuro desenvolvimento sustentável da energia e da economia nacional da China”, declarou o jornal Diário do Povo ao noticiar o acontecido.

Agora, com sua ligação, os pesquisadores planejam usar o dispositivo em colaboração com cientistas que trabalham no International Thermonuclear Experimental Reactor (ITER), um ambicioso projeto de fusão nuclear francês– que deve ser concluído em 2025.

terrabrasilnoticias

Nenhum comentário: