10/12/2020

SAQUEADORES DE 'AVIÃO NUCLEAR' ESTÃO SENDO PROCURADOS PELA RÚSSIA

Rússia busca saqueadores do ‘avião do apocalipse’, projetado para guerra nuclear

A polícia russa informou estar em busca de ladrões que saquearam equipamento técnico de uma aeronave militar ultrassecreta conhecida como “Avião do Apocalipse”, projetada para uso durante uma guerra nuclear.

O roubo, que levanta questões sobre a segurança de instalações militares confidenciais, ocorreu durante o trabalho de manutenção no avião Ilyushin Il-80. A aeronave foi modificada de um avião a jato soviético durante o final da Guerra Fria para servir como um posto de comando aéreo para oficiais de alto escalão controlarem suas tropas durante uma crise.

O roubo veio à tona no início desta semana em reportagens da mídia russa, incluindo o canal de TV REN, que disse que os sinais de uma invasão através da escotilha de carga foram detectados na sexta-feira passada e que 39 unidades eletrônicas foram removidas.

A polícia da região sul de Rostov disse em um comunicado que uma busca pelos culpados estava em andamento. Nenhuma prisão foi reportada até agora.

A polícia afirmou que a aeronave estava em um aeródromo na cidade de Taganrog, mas não deu detalhes sobre a natureza do equipamento roubado, exceto pelo valor estimado – mais de 1 milhão de rublos (cerca de US$ 13.600 ou R$ 70 mil)

Especialistas militares russos especularam que os itens foram roubados porque algumas das unidades foram montadas com metais preciosos, como ouro e platina.

O incidente ocorre depois que o presidente Vladimir Putin investiu vastos recursos para reformar as forças armadas russas em meio às tensões com o Ocidente, que atingiram seu nível mais alto desde o fim da Guerra Fria.

O Kremlin disse que medidas serão tomadas para impedir que tal roubo ocorra novamente.

Nenhum comentário: