06/12/2020

MACAPÁ SE PREPARA PARA ELEIÇÃO MUNICIPAL NESTE DOMINGO (06)

Após apagão de três semanas, Macapá se prepara para eleição municipal

Eleitores de Macapá vão às urnas neste domingo (6) para o primeiro turno das eleições municipais. A votação teve que ser adiada por causa do apagão no mês passado. Macapá tem 292.718 eleitores aptos a irem às urnas, 56% dos eleitores do estado, que só agora vão poder votar.

A eleição em dezembro é resultado do apagão que atingiu 13 das 16 cidades do estado em novembro, provocando uma crise no fornecimento de energia que durou três semanas. O Tribunal Regional Eleitoral alegou que o fornecimento irregular de energia e a falta de segurança eram um risco para a votação. O Tribunal Superior Eleitoral (TSE) atendeu à solicitação do TRE do Amapá, e adiou as eleições na capital. O TRE considera esses problemas superados.

“Amanhã teremos uma eleição bem segura aqui em Macapá. Estamos com a energia 100% restabelecida, e contaremos com mais de 1.400 policias dando segurança aos locais de votação e à cidade de Macapá”, disse o presidente TRE-AP, Rommel Araújo.

No primeiro turno, dez candidatos disputam o cargo de prefeito de Macapá. Se houver um segundo turno, vai ser no dia 20 de dezembro.

O ministro Luís Roberto Barroso, presidente do TSE, foi neste sábado (5) a Macapá acompanhar os preparativos da eleição. Ele visitou um dos principais locais de votação. Na coletiva à imprensa, fez um pedido ao eleitor para que compareça às urnas.

“A democracia brasileira e a democracia no município dependem da participação expressiva dos eleitores. A democracia é um projeto de autogoverno coletivo. A sociedade brasileira se tornou mais consciente e mais exigente. Mas para exigir, tem que participar”, afirmou o Barroso.

JN

Nenhum comentário: