18/12/2020

COVID: PARANÁ PRORROGA TOQUE DE RECOLHER - A COISA TÁ FEIA

Paraná prorroga toque de recolher e proíbe reuniões com mais 10 adultos no Natal

O governo do Paraná decidiu prorrogar até 28 de dezembro o decreto que estabelece toque de recolher noturno, a lei seca e a proibição de aglomerações com mais de 10 adultos. As medidas têm como objetivo frear o contágio pelo novo coronavírus, que matou mais de 7 mil pessoas no Estado desde março. O novo decreto, divulgado nesta quinta-feira, 17, tem validade de 10 dias, a partir de sábado, 19, e pode ser prorrogado até janeiro de 2021.

O toque de recolher noturno está em vigor desde o dia 2 de dezembro. Das 23h às 5h, apenas serviços essenciais são permitidos. Dois dias depois, um novo decreto ampliou as restrições, proibindo a venda e o consumo de bebidas alcoólicas durante a madrugada.

Apesar das recentes medidas, o número de novas contaminações e mortes pela covid-19 continuou em alta no Paraná. Nessa quarta-feira, 16, o Estado bateu recorde de óbitos em 24 horas ao confirmar 199 mortes por complicações da doença. Parte dos casos são retroativos. A taxa de ocupação dos leitos de UTI do SUS exclusivos para coronavírus tem se mantido entre 85% e 95% nos últimos 14 dias.

O secretário da Saúde do Paraná, Beto Preto, defende que o toque de recolher noturno, aliado à lei seca, enfrenta dois dos principais problemas: a transmissão do coronavírus e a superlotação dos hospitais públicos e privados. "Tivemos uma redução de 30% a 35% nos atendimentos de alta complexidade ligados a bebidas alcoólicas, como acidentes de trânsito, traumas, ferimentos por armas de fogo ou armas brancas", disse ele ao Estadão.

noticiasaominuto

Nenhum comentário: