08/12/2020

CANDIDATOS A PRESIDENTE DA CÂMARA FEDERAL

Saiba quem são os candidatos à presidência da Câmara 

As disputas pelas Presidências da Câmara e do Senado começaram a se consolidar após a decisão do Supremo Tribunal Federal (STF) de barrar as candidaturas de Rodrigo Maia e Davi Alcolumbre. Com dois dos mais fortes candidatos fora da corrida pelas mesas diretoras, alguns nomes já foram confirmados e há outros reverberando pelos bastidores.

Até o momento, são dez candidatos para o comando da Câmara. O número pode variar para mais ou para menos até o início de fevereiro, quando será realizada a votação. Confira um resumo sobre as trajetórias políticas dos mais cotados para o cargo.

CANDIDATOS À PRESIDÊNCIA DA CÂMARA

Aguinaldo Ribeiro (PP-PB)

Filiado ao Partido Progressistas (PP) desde 1995, Aguinaldo Ribeiro está em seu terceiro mandato como deputado federal da Paraíba. Anteriormente ocupou por duas vezes a cadeira de deputado estadual.

Ribeiro é líder da Maioria na Câmara, e relator de um dos mais importantes projetos que tramita no Congresso, a Reforma Tributária. É considerado próximo ao atual presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e já participou de governos anteriores. Foi ministro das Cidades no governo da ex-presidente Dilma Rousseff (PT), entre os anos de 2012 a 2014, e líder do governo de Michel Temer (MDB) na Câmara entre 2017 e 2018.

Em 2019, o parlamentar se tornou réu no STF em uma ação penal por desvio de recursos da Petrobras.

Arthur Lira (PP-AL)

Eleito por três vezes a deputado federal, Arthur Lira é filiado ao Partido Progressistas desde 2019. Sua trajetória também inclui três mandatos como deputado estadual e dois como vereador em Maceió, no estado de Alagoas.

Arthur Lira possui grande influência na Câmara. Lidera o maior bloco da Casa, composto por 135 parlamentares do PP, PL, PSD, Solidariedade e Avante.

O parlamentar possui uma extensa ficha criminal, e é alvo de inquéritos no Supremo Tribunal Federal (STF) por crimes como envolvimento com associação criminosa, corrupção passiva e ativa, e é acusado pelo MPF de ter liderado um esquema milionário de “rachadinha” quando ocupava uma cadeira na Assembleia Legislativa de Alagoas.

Baleia Rossi (MDB-SP)

Baleia Rossi está em seu segundo mandato como deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB). Foi eleito três vezes deputado estadual em São Paulo, e mais três como vereador de Ribeirão Preto (SP).

Filiado ao MDB desde 1992, Rossi é o atual e mais jovem presidente nacional da sigla. Também é o líder do partido na Câmara dos Deputados, a segunda maior bancada individual da casa, atrás apenas do PT. O deputado é o autor da PEC da reforma tributária que tramita na Câmara.

Rossi chegou a ser investigado pelo STF por supostas fraudes na compra de merenda de escolas em São Paulo, mas por falta de provas, o ministro Gilmar Mendes mandou arquivar o inquérito.

Capitão Augusto (PL-SP)

Filiado ao Partido Liberal (PL) desde 2014, o policial militar José Augusto Rosa, mais conhecido como Capitão Augusto, é deputado federal pelo segundo mandato.

Augusto é coordenador da Frente Parlamentar da Segurança Pública, a chamada “bancada da bala”, que defende o armamento civil, além da Frente do Rodeio, defensora da Vaquejada e das Provas Equestres.

Elmar Nascimento (DEM-BA)

O deputado federal Elmar Nascimento pelo Democratas (DEM) está em seu segundo mandato. Anteriormente, foi eleito por três vezes deputado estadual da Bahia e mais três como vereador de Campo Formoso (BA). Nascimento está no DEM desde 2013. Antes passou pelo Partido Liberal (PL).

Elmar Nascimento é o atual presidente da Comissão Mista do Orçamento (CMO), e um dos nomes próximos ao presidente da Câmara Rodrigo Maia (DEM-RJ).

Fábio Ramalho (MDB-MG)

Em seu quarto mandato, Fábio Ramalho é deputado federal pelo Movimento Democrático Brasileiro (MDB) de Minas Gerais. Foi também prefeito de Malacacheta (MG). É filiado ao MDB desde 2016, tendo passado pelas siglas PTB, PFL, PV e PMB.

Fábio Ramalho foi o 1º vice-presidente da Câmara em 2017, e chegou a tentar Presidência da Casa em 2019, mas perdeu para Rodrigo Maia.

Em 2017, o deputado foi citado em lista de delator por contribuições ilegais recebidas da Odebrecht entre 2008 e 2014. Não foi aberto inquérito na Lava Jato porque a Procuradoria Geral da República não obteve, nas delações, informações suficientes para tal.

Fernando Coelho Filho (DEM-PE)

O deputado federal pelo quarto mandato Fernando Coelho Filho é filiado ao DEM desde 2018. Passou também pelos partidos PSB e MDB.

Entre 2016 e 2018, participou do governo de Michel Temer como ministro de Minas e Energia.

O deputado é filho do senador Fernando Bezerra Coelho (MDB-PE), líder do governo do presidente Jair Bolsonaro (sem partido) no Senado.

Em 2019, o deputado foi alvo de busca e apreensão junto do seu pai sob a acusação de recebimento de R$ 5,538 milhões em propinas de empreiteiras. O relator do inquérito no STF é o ministro Luís Roberto Barroso.

Luciano Bivar (PSL-PE)

Fundador e filiado ao Partido Social Liberal (PSL) desde 1997, Luciano Bivar é deputado federal de Pernambuco em seu terceiro mandato. Antes do PSL, passou pelo Partido Liberal (PL).

Atualmente, é o 2º vice-presidente da Câmara dos Deputados. Bivar se aproximou do grupo do presidente da Câmara, Rodrigo Maia, principalmente após à saída de Jair Bolsonaro do PSL.

Em novembro de 2019, foi indiciado pela Polícia Federal, investigado sobre um esquema de candidaturas laranjas nas eleições de 2018.

Marcos Pereira (Republicanos-SP)

O deputado federal Marcos Pereira pelo Republicanos está em seu primeiro mandato. Atualmente, é o presidente nacional do partido, que é ligado ao bispo Edir Macedo, e inclui os três filhos do presidente Jair Bolsonaro. O deputado é também o 1º vice-presidente da Câmara dos Deputados.

Pereira foi ministro da Indústria, Comércio Exterior e Serviços de Michel Temer entre 2016 e 2018. Além de parlamentar, o deputado é bispo licenciado da Igreja Universal.

O ex-ministro foi alvo de investigações no STF por recebimento ilegal de dinheiro da construtora Odebrecht, suspeito de receber R$ 7 milhões.

Nenhum comentário: