07/11/2020

'TEMOS MUITO TRABALHO PELA FRENTE' - DIZ KAMALA HARRIS, 1ª MULHER VICE-PRESIDENTE DOS EUA

Kamala Harris: a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA: "Temos muito trabalho pela frente"

Com pai jamaicano e mãe indiana, Kamala Harris, 56, tem como causa pessoal a reivindicação por direitos de imigrantes e de comunidades marginalizadas. Formada em Direito pela Hastings College of Law, da Universidade da Califórnia, Kamala foi a primeira afro-americana e primeira mulher a ocupar o cargo de Procuradora Geral do Estado da Califórnia antes de se eleger senadora em 2016 (segunda mulher de descendência negra a conseguir o feito). Hoje, ela quebrou outro paradigma: se tornou a primeira mulher a ocupar a vice-presidência dos EUA.

Ao anunciar a vitória em seu Instagram, ela disse ter muito trabalho a fazer. "Esta eleição envolve muito mais do que @JoeBiden ou eu. É sobre a alma da América e nossa disposição de lutar por ela. Temos muito trabalho pela frente. Vamos começar!".

A jurista de Oakland chegou a anunciou sua candidatura ao mais alto cargo do governo americano, mas desistiu para apoiar Joe Biden, que saiu vencedor nas eleições.

"O que sempre me inspirou sobre Dr. King é que ele era aspiracional", disse durante o programa Good Morning America, onde fez o anúncio de sua candidatura. "Ele era aspiracional como nosso país é aspiracional. Nós sabemos que ainda não atingimos aqueles ideais. Mas nossa força é que nós lutamos para alcançá-los. Então hoje, data em que celebramos Dr. King, é um dia muito especial para nós americanos. Sinto-me honrada ao poder fazer meu anúncio hoje", disse na época.

Kamala ganhou projeção nos EUA graças à turnê de seu segundo livro, o autobiográfico The Truths We Hold: An American Journey. Entre as pautas que defende, estão um sistema público de saúde (Medicare), o aumento do salário mínimo, a reforma do sistema carcerário (ela criou o Back on Track, programa que oferece orientação profissional a réus primários em casos de drogas) e melhores condições financeiras para que estudantes consigam chegar ao nível superior sem se endividar por causa de mensalidades abusivas. 

"Minha mãe entendia muito bem que estava criando duas filhas negras", escreveu Harris em sua autobiografia. "Ela estava determinada a garantir que nos tornaríamos mulheres negras confiantes e orgulhosas."

Kamala foi escolhida para o cargo em uma lista com cerca de 13 nomes fortes de mulheres, como a senadora e ex-pré-candidata Elizabeth Warren. Biden havia prometido ter uma mulher para a vice-presidência e estava sob pressão para que escolhesse uma negra. A senadora cumpriu os dois pré-requisitos.

"Tenho a grande honra de anunciar que escolhi Kamala Harris - uma destemida lutadora em favor das pessoas comuns e uma das melhores servidoras públicas do país - como minha companheira de chapa", anunciou Biden pelo Twitter na época.

Vogue

Nenhum comentário: