12/11/2020

RN: CIDADE TEM 10 CANDIDATOS A VEREADOR PARA 9 VAGAS

Cidade do RN tem 10 candidatos para 9 vagas de vereador; concorrência é a menor do país

Com pouco mais de 1,7 mil habitantes - a menor cidade do Rio Grande do Norte também tem a menor concorrência do Brasil, quando o assunto é a disputa a uma vaga na Câmara Municipal nas eleições de 2020. Viçosa, localizada no Alto Oeste potiguar, tem 10 candidatos às 9 vagas no Legislativo municipal. Ou seja, apenas um candidato não será eleito no próximo domingo (15). Mais um detalhes: todos os candidatos são do mesmo partido.

A cidade está empatada com Curral do Povo (PI) como os municípios com menor concorrência na disputa ao cargo de vereador no país. Na prática, a disputa é de 1,1 candidato por vaga. Todos os 10 candidatos são do partido Republicanos. O mesmo partido do único candidato a prefeito de Viçosa.

Mas o município não é exceção no Rio Grande do Norte. O estado tem três cidades no ranking dos 10 brasileiros com menor concorrência na disputa ao Legislativo.

As outras duas cidades potiguares são Lucrécia e Frutuoso Gomes - cada uma com 13 candidatos para 9 vagas. Ambas as cidades também são localizadas na região do Alto Oeste. Em 2016, Lucrécia teve 9 candidatos para as 9 vagas.

Na capital do estado, Natal, a disputa é de 25,3 candidatos para cada uma das 29 vagas na Câmara. Em Mossoró, são 20,7 candidatos por vaga e em Parnamirim, 18,83.

O caso dos municípios potiguares com menor disputa vai na contramão de outros brasileiros em que a concorrência chega a ser de 40,7 candidatos por vaga, como na cidade de Nova Iguaçu (RJ).

Cidades com um candidato a prefeito

Em Viçosa e Frutuoso Gomes, a disputa pouco acirrada não ocorre apenas na eleição para vereador. Ambas as cidades só tiveram uma candidatura para prefeito.

Em Viçosa, o único candidato a prefeito é o advogado Ramon (Republicanos), que concorre sua primeira eleição. 

O partido não fez coligação. 

A candidata a vice-prefeita é a servidora pública Selcina, também do Republicanos.

Viçosa tem 1.824 eleitores, segundo a Justiça Eleitoral, enquanto o IBGE estima população total de 1.725 habitantes. 


Em Frutuoso Gomes, a atual prefeita Janda Jácome (MDB) tenta a reeleição sem concorrência. 

A coligação dela possui dois partidos e está registrada no site do TSE com o nome de "Juntos para trabalhar de novo".

Já em Lucrécia, a população poderá escolher entre dois candidatos a prefeito. 

G1

Nenhum comentário: