21/11/2020

MP DE BOLSONARO ISENTARÁ AMAPENSE DE PAGAR TARIFA DE ENERGIA ELÉTRICA

No Amapá, Bolsonaro anuncia MP que isentará de pagamento de luz

Em visita ao estado do Amapá, o presidente Jair Bolsonaro anunciou neste sábado (21) que assinará uma medida provisória que isentará do pagamento da conta de luz a população afetada por um apagão. O estado já vive seu 19º dia com problema no abastecimento de energia elétrica.

“Estamos na iminência de assinar uma medida provisória para dar uma medida compensatória a todos os que foram prejudicados com essa falta de energia”, afirmou após visita a duas subestações de energia em Macapá, capital do estado. Dessa forma, o governo federal pretende custear as cobranças tarifas e outras cobranças que sejam feitas dos consumidores no estado.

O presidente viajou juntamente com o presidente do Senado, Davi Alcolumbre, que é do Amapá, e o ministro de Minas e Energia, Bento Albuquerque. Segundo o ministro, a medida vai compreender um período de 30 dias de isenção e deverá englobar a conta referente ao mês de novembro.

Os problemas começaram no dia 3, quando um incêndio afetou um transformador de energia. Após o evento, 765 mil pessoas, o equivalente a 85% da população, ficaram sem energia. Vários serviços e comércios foram afetados, e o governo do estado situação de emergência. Teve início um rodízio, e dias depois o governo federal anunciou que 80% da população já estava com energia. No dia 17, porém, o estado viveu um novo apagão.

R7

Nenhum comentário: