27/10/2020

FUTURO DA 'PASTORA DEPUTADA' COMEÇA A SER DECIDIDO HOJE

Câmara decide hoje se envia Flordelis ao Conselho de Ética

A Mesa Diretora da Câmara dos Deputados decide nesta terça-feira (27), em reunião, se envia o caso da deputada federal Flordelis (PSD-RJ) ao Conselho de Ética da Casa. O processo em questão pode levar à cassação do mandato da parlamentar.

Flordelis é acusada de ser a mandante do assassinato do próprio marido, o pastor Anderson do Carmo, em junho de 2019. Entretanto, por ter imunidade parlamentar, a deputada segue em liberdade, porém com o uso de tornozeleira eletrônica, que foi instalada no dia 8 de setembro.

A Mesa Diretora é formada pelo presidente da Câmara, Rodrigo Maia (DEM-RJ), e mais seis integrantes titulares, além de quatro suplentes. A reunião está convocada para as 10h na residência oficial do presidente, em Brasília. Nela, os deputados irão analisar e votar parecer do corregedor da Câmara, Paulo Bengtson (PTB-PA), que recomendou o encaminhamento do processo ao colegiado.

Em seu relatório, Bengtson afirmou que os fatos descritos na representação feita à Câmara pelo deputado Léo Motta (PSL-MG), em agosto, e no inquérito policial, “constituem indícios suficientes de irregularidades ou de infrações às normas de decoro e ética parlamentar”.

Para o parecer ser aprovado, não é necessária maioria absoluta. Se, por exemplo, cinco membros estiverem presentes, basta um placar de 3 a 2 para aprovar o parecer. Integrantes da Mesa ouvidos pelo portal G1 disseram que a expectativa é a de que a aprovação seja unânime.

Mesmo que a decisão seja pelo prosseguimento do processo, a análise no Conselho de Ética não será imediata. O motivo é que o colegiado está parado desde março devido à pandemia do novo coronavírus. O seu funcionamento depende da aprovação pelo plenário principal da Câmara de um projeto de resolução. Até agora, porém, não há uma definição para essa votação.

pleno.news

Nenhum comentário: