02/10/2020

FIFA DECIDE QUE CLUBES NÃO PRECISAM LIBERAR JOGADORES PARA A SELEÇÃO

Clubes não precisarão liberar jogadores para a Seleção

O conselho da Fifa aprovou nesta quinta-feira (1 º) o protocolo para jogos internacionais até o fim de 2020 e está adaptando as regras sobre cessão de jogadores alguns dias antes de jogos de seleções, incluindo o início das Eliminatórias Sul-Americanas para a Copa do Mundo de 2020, devido à pandemia do novo coronavírus.

Os clubes não terão mais a obrigação de liberá-los caso, no retorno, seja necessário respeitar uma quarentena de cinco ou mais dias ou se houver restrição de viagens entre o país original do clube e aquele ou aqueles para o qual o jogador terá que se deslocar. Contudo, há a possibilidade da emissão de uma isenção específica que deverá ser solicitada pelas federações às autoridades.

– Este manual é o resultado de um extenso processo de consulta às seis confederações e representantes das partes interessadas. O protocolo da Fifa oferece garantias importantes para a saúde e segurança dos jogadores e delegados, ao mesmo tempo em que facilita o retorno ao campo de futebol e a concessão de isenções por parte das autoridades, quando apropriado – disse a Fifa em comunicado.

Na nota, a entidade máxima do futebol mundial anunciou também que criou uma equipe dedicada a fornecer assistência prática, apoio e coordenação na implementação das medidas e garantias necessárias para todos os jogos internacionais. O objetivo é evitar o contágio pelo vírus e evitar a propagação do cocornavírus.

De acordo com as recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o documento estabelece um conjunto de medidas de prevenção a serem implementadas na realização de jogos de seleções que inclui monitoramento e testes rigorosos dos jogadores, integrantes de comissões técnicas, outros funcionários de clubes, dirigentes e equipe de arbitragem.

OUTRAS NORMAS SANITÁRIAS
A Fifa também exige higienização das mãos e das vias respiratórias, distanciamento físico, comunicação e conscientização de riscos, gestão de infectados, com os sintomas apresentados e uma relação de pessoas com quem teve contato e planejamento de cada deslocamento e estadia.

O protocolo também contém diretrizes detalhadas de implementação operacional, cobrindo diferentes aspectos-chave, como considerações logísticas, operativos de cada partida e o trabalho de imprensa, além da presença de espectadores, que é permitida em alguns países.

Entre as medidas, também estão alterações no regulamento das Eliminatórias, que, assim como vários outros torneios mundo afora, permitirá que cada técnico faça cinco substituições ao longo dos jogos.

JOGO DO BRASIL

O Brasil estreará nas Eliminatórias no próximo dia 9, contra a Bolívia, na Arena Corinthians, em São Paulo, e quatro dias depois irá a Lima enfrentar a seleção peruana. Além daqueles que estão vinculados a clubes brasileiros, o técnico Tite convocou jogadores que atuam na Inglaterra, na Itália, em Portugal, na Espanha e na França.

Com informações da Agência EFE

Nenhum comentário: