31/10/2020

CORONAVÍRUS: FRANÇA DECRETOU LOCKDOWN NESTA SEXTA (30/10)

França decretou novo lockdown a partir de sexta-feira (30)

Fortemente atingida pela segunda onda do coronavírus, a França decretou um novo lockdown de pelo menos um mês. O confinamento, porém, será diferente da reclusão de dois meses imposta entre março e maio, já que as escolas, fábricas e serviços públicos continuarão abertos.

- O vírus circula na França a uma velocidade que nem sequer os prognósticos mais pessimistas tinham previsto - disse o presidente francês Emmanuel Macron, em discurso transmitido pela televisão, no qual lamentou a morte de 527 pessoas pela doença na última terça-feira (27).

Em tom sério, Macron disse que a segunda onda "sem dúvida será mais difícil e mortal do que a primeira", que deixou 30 mil mortos no país. 

A partir da meia-noite desta quinta-feira (29) e ao menos até o dia 1º de dezembro, os franceses poderão sair de casa apenas para ir ao trabalho, ao médico, para ajudar um parente, fazer compras essenciais ou sair brevemente para tomar ar, segundo detalhou o presidente na televisão. Serão exigidas declarações por escrito que justifiquem as saídas, acrescentou Macron, sugerindo que voltarão a ser impostas multas aos infratores.

Os bares, restaurantes, museus e negócios não essenciais terão que fechar suas portas. As fábricas e as instalações agrícolas poderão continuar funcionando e os serviços públicos permanecerão abertos para limitar a paralisação econômica. Os serviços públicos manterão o atendimento ao público. As competições esportivas profissionais também poderão continuar durante o confinamento.

- A economia não deve parar, nem afundar - ressaltou Macron. 

Cada mês de confinamento custa à economia francesa entre 2 e 2,5 pontos percentuais no PIB, segundo dados do Ministério de Contas Públicas. Mas "nada é mais importante do que as vidas humanas", reforçou Macron.

"Devemos agir agora"

O governo francês impôs um toque de recolher noturno há duas semanas que forçou dois terços da população a ficar em casa entre as 21h e as 6h locais (17h e 2h de Brasília), mas essa medida, admitiu Macron, "não foi o suficiente".

Desde agosto o país observa um grande aumento no número de casos de coronavírus. No site oficial do governo, as autoridades anunciaram 244 mortes nos hospitais nas últimas 24 horas desta quarta quarta-feira (28), o que aumenta o balanço para 35.785 vítimas na França desde o início da pandemia.

Com mais de 3 mil pacientes em terapia intensiva, ou seja, mais da metade dos leitos disponíveis ocupados, as autoridades temem acima de tudo a superlotação dessas unidades.

- Se não agirmos agora, a França corre o risco de sofrer ao menos 400 mil mortes adicionais em alguns meses - alertou o presidente francês.

Embora rumores de um novo confinamento tenham circulado desde ontem, o anúncio caiu como um balde de água fria para muitos franceses.

Com informações da gauchazh

Nenhum comentário: