23/09/2020

RJ: DEPUTADOS APLICAM UM 69X0 A WITZEL PELA CONTINUIDADE DO IMPEACHMENT

Deputados aprovam continuidade do processo de impeachment contra Wiztel

A Assembleia Legislativa do Rio de Janeiro (Alerj) decidiu, nesta quarta-feira (23/9), pelo prosseguimento do processo de impeachment contra Wilson Witzel (PSC), governador afastado do Rio. Ele é suspeito de participar de um esquema de corrupção na área da Saúde. Foi uma votação avassaladora: 69 votos a favor do processo, de um total de 70. O único deputado a não votar está de licença médica por conta do coronavírus.

A votação se estendeu pela tarde e por uma parte da noite, porque cada um dos 25 partidos teve uma hora para se manifestar, assim como a defesa do político fluminense, feita pelo próprio governador afastado.

Com o impeachment aprovado pelo plenário da Casa, o caso segue para um tribunal misto formado por cinco deputados e cinco desembargadores do Tribunal de Justiça do Rio (TJRJ). Com isso, o tribunal terá até 120 dias para concluir se houve crime de responsabilidade.

Em caso positivo, Witzel será definitivamente afastado do cargo. Ele já está fora preventivamente por outra decisão, do ministro Benedito Gonçalves, do Superior Tribunal de Justiça (STJ). A sentença ainda foi confirmada pela Corte Especial do STJ.

metrópoles

Nenhum comentário: