18/09/2020

RIVAIS: PT E PSL SE UNEM EM CIDADES DO INTERIOR DO BRASIL

Eleições 2020: rivais nacionais, PT e PSL são aliados em cidades do interior do país

Opositores em plano nacional, o Partido dos Trabalhadores (PT) e o Partido Social Liberal (PSL) estão do mesmo lado em ao menos seis municípios nas eleições para prefeito em 2020:

- Belford Roxo (RJ)
- Francisco Morato (SP)
- Ilha Solteira (SP)
- Palmeira dos Índios (AL)
- São Cristóvão (SE)
- Trindade (PE)

Os dados constam das atas das convenções dos partidos disponibilizadas pelo Tribunal Superior Eleitoral (TSE). O número de alianças entre os dois partidos pode ser maior -- não há um balanço nacional a respeito.

A rivalidade entre as legendas começou a partir das eleições presidenciais de 2018, com a eleição do presidente Jair Bolsonaro, então no PSL, o que fez a agremiação passar de nanica à segunda maior bancada da Câmara. Parte do PSL posteriormente rompeu com Bolsonaro, embora a bancada apoie nas votações os projetos do governo federal.

Até as eleições de 2016, a polarização se dava entre PSDB e PT, reflexo da disputa dos partidos nas eleições à Presidência da República, com Fernando Henrique Cardoso (1995-2002), Lula (2003-2010) e Dilma Rousseff (2011-2016).

A associação de dois rivais não fere normas dos partidos. Em maio, o PT estabeleceu que, em cidades com menos de 20 mil eleitores, o diretório municipal tem autonomia para escolher as coligações das quais participa. De 20 mil a 100 mil eleitores, a decisão precisa passar pelo diretório estadual. Acima de 100 mil eleitores, cabe ao diretório nacional a deliberação.

Clique no link abaixo e veja toda matéria:

Nenhum comentário: