24/09/2020

PRONTO: A BRIGA AGORA É ZOIN (CHINA) E O DOIDO (USA)

China se irrita com discurso dos EUA sobre “vírus chinês”: “Já chega”

O embaixador chinês na Organização das Nações Unidas, Zhang Jun, se indignou nesta quinta-feira (24/9) durante a 75ª Assembleia Geral com o discurso norte-americano de que os chineses foram os responsáveis pela disseminação do coronavírus no mundo. “Já chega! Já criaram problemas suficientes no mundo!”, disse o representante asiático à embaixadora norte-americana, Kelly Craft.

A reclamação ocorreu em uma reunião por videoconferência do Conselho de Segurança sobre o futuro da governança global, da qual participava o secretário-geral da ONU, Antônio Guterres. 

“Antes de apontar o dedo aos outros, qual é a causa dos 7 milhões de casos de infecção e mais de 200 mil mortes nos Estados Unidos?”, devolveu o embaixador chinês, acusando Washington de espalhar “o vírus da desinformação”, “mentir” e “enganar”.

O chinês ainda argumentou que os Estados Unidos, agindo dessa forma, “não resolverão nenhum problema”. “Parem de politizar o vírus”, disse. “Uma grande potência deve se comportar como uma grande potência.”

“Os EUA estão contra a comunidade internacional e completamente isolados. É hora de acordar. “O que os EUA precisam fazer é parar a manipulação política, parar de rotular ou politizar o vírus, focar no combate ao vírus em casa e apoiar a ONU e a OMS (Organização Mundial de Saúde)”, disse.

Nenhum comentário: