28/09/2020

POR MONTAGEM COM MORO E MANDETTA DEPUTADA É ACUSADA DE RACISMO

Bia Kicis é acusada de racismo nas redes por montagem de negro com Moro e Mandetta

A deputada federal Bia Kicis (PSL-DF) foi acusada nas redes sociais de racismo, após publicar uma montagem com fotos dos ex-ministros Sergio Moro e Luiz Henrique Mandetta em que os ex-aliados do presidente Jair Bolsonaro aparecem com a pela pintada de preto. O texto que acompanha a imagem afirma que Moro e Mandetta “mudaram de cor para tentar emprego no Magazine Luiza”, varejista que recentemente anunciou um programa de trainee voltado exclusivamente para pessoas negras.

A publicação foi criticada por parlamentadores e usuários nas redes sociais. O deputado Orlando Silva (PCdoB) afirmou em seu perfil no Twitter que a deputada “envergonha o parlamento e deveria pedir desculpas aos negros brasileiros pela piada racista”.

Após a repercussão negativa da postagem, Bia Kicis se defendeu afirmando que não houve racismo: “Cuidado, se você consegue enxergar racismo nesse post ao invés de vê-lo na atitude da Magazine Luiza, o estrago do ensino aos moldes de Paulo Freire pode ter sido muito grande na sua capacidade de interpretar textos e de compreender a vida”.

Esta semana o Ministério Público do Trabalho (MPT) de São Paulo rejeitou denúncias apresentadas contra o Magazine Luiza, acusando a varejista de racismo por ter criado o programa de trainees. Para o MPT, a iniciativa é, na verdade, uma ação afirmativa de reparação histórica.

O Globo

Nenhum comentário: