23/09/2020

MP DENUNCIA O DEPUTADO 'PORNÔ' POR FALSIDADE IDEOLÓGICA

MP acusa Frota de falsidade ideológica e aponta 'forte suspeita' de lavagem

O Ministério Público de São Paulo denunciou o deputado Alexandre Frota (PSDB-SP) por falsidade ideológica. Ele é acusado de usar um ex-assessor parlamentar como laranja em duas empresas.

Segundo o promotor Marcelo Mendroni, Frota é o dono das empresas, mas colocou elas em nome de Marcelo Ricardo Silva para receber valores da conta dele de modo a ocultar os valores.

Ele diz que a DP Publicidade Propaganda e Eventos Ltda. e a F.R. Publicidade e Atividades Artísticas e de Espetáculos Ltda. “sempre funcionaram como empresas de fachada”, jamais funcionaram nos endereços em que estão cadastradas e nunca realizaram serviços.

Ele juntou à denúncia parte de um extrato da conta do ex-assessor que mostra que, entre julho de 2017 e janeiro de 2018, ele recebeu 25 depósitos em dinheiro que somam R$ 126.110,00. Nos dias seguintes, valores fracionados eram sacados — as retiradas somam R$ 118.778,00.

“Trata-se de estratagema para ocultar a origem dos valores, já que neste mesmo período Alexandre Frota Andrade possuía contas correntes bancárias e não queria receber os valores diretamente por elas”, afirma o promotor na denúncia.

Ele disse haver “forte suspeita” de lavagem de dinheiro, mas não acusou o deputado pelo crime porque não constatou, “ao menos por ora”, identificação de origem ilícita dos valores.

Nenhum comentário: