04/08/2020

SERÁ? - ROBÔ DO WHATSAPP VAI DESMENTIR FAKE NEWS

Será o fim dos boatos? Robô do WhatsApp vai desmentir fake news para você

Depois de ter se tornado uma plataforma repleta de desinformação, o WhatsApp ganhou nesta terça-feira (4) mais uma ferramenta para perder a má fama. O aplicativo de mensagens agora conta com um chatbot —um robô de conversas, em bom português— para checar se aquela “notícia” que chegou no grupo da família, ou do trabalho, é falsa ou enganosa.

O recurso é produzido desde o começo de maio pela IFCN (Rede Internacional de Checagem de Fatos, da sigla em inglês) e estava disponível em mais de 70 países em inglês, espanhol e hindi. Agora é a estreia da versão em português, em parceria com o Instituto de Tecnologia e Sociedade do Rio de Janeiro (ITS Rio).

Por enquanto, a ferramenta atende apenas casos de boatos relacionados à pandemia do novo coronavírus. A proposta da IFCN é que no futuro o robô atenda outros tipos de dúvidas. “Esse chatbot chega dia 4 de agosto e vai durar até a covid-19 acabar. De cara vai cruzar com eleições. Evidentemente tudo o que for de eleição, política, que cruze com covid vai aparecer no robô”, afirma Cristina Tardáguila, diretora-adjunta da IFCN. “Ali vai ser uma fonte para identificar candidatos que desinformarem sobre o coronavírus.”

UOL

Nenhum comentário: