07/08/2020

RESUMO DE NOTÍCIAS



HABEAS-CORPUS: O desembargador Abel Gomes, do TRF2 (Tribunal Regional Federal da 2ª Região), negou liminar e manteve preso o secretário licenciado de Transportes Metropolitanos de São Paulo Alexandre Baldy, detido pela Lava Jato na quinta-feira (6) na Operação Dardanários.


SIGILO: O ministro Alexandre de Moraes, do Supremo Tribunal Federal (STF), negou recurso apresentado pela defesa de alguns parlamentares e manteve a quebra dos sigilos fiscal e bancário de aliados do presidente Jair Bolsonaro. A decisão foi tomada pelo ministro na segunda-feira (3) e informada pela TV Globo nesta sexta-feira (7).


DEFESA: O advogado Cristiano Zanin Martins, que defende o ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), sinalizou nesta sexta-feira (7) à CNN que as declarações recentes do procurador-geral da República, Augusto Aras, a respeito da Operação Lava Jato podem ser usadas a favor do petista em processos. “Nós estamos acompanhando todos os elementos que estão surgindo e poderão ser utilizados, mas é importante ressaltar que colecionamos ao longo do tempo uma série de fatos e provas que mostram a ilegalidade da Operação Lava Jato em relação ao presidente Lula. Todas essas provas já estão nos processos em que apresentamos defesa”, disse Zanin.


CHINA: Autoridades da região chinesa da Mongólia Interior isolaram um vilarejo depois de um morador morrer de peste bubônica, doença centenária responsável pela mais mortífera pandemia na história da humanidade. A morte foi relatada para as autoridades de saúde na cidade de Baotou no último domingo (2) e a vítima foi confirmada como um paciente para a doença na quinta-feira (6), disse a Comissão Municipal de Saúde, em nota publicada em seu site. O paciente morreu por uma falha no sistema circulatório, de acordo com a nota. As autoridades de saúde não explicaram como a pessoa contraiu a praga.


COVID-19: O Brasil está próximo de contabilizar 100 mil mortes por Covid-19. Com 1.058 óbitos registrados nesta sexta-feira, o país chegou a 99.702. Ao total, 2.967.064 foram contaminadas pelo novo coronavírus, somando com os 49.502 casos computados nas últimas 24 horas.


GOLPES: O Procon de São Paulo emitiu um alerta na última semana para a população ficar atenta a possíveis golpes praticados por entregadores de aplicativos de delivery, como iFood e Rappi. Os criminosos estariam se aproveitando do grande número de pedidos durante o isolamento social para aplicar a fraude no momento da entrega, usando maquininhas de cartão com a tela propositalmente quebrada. Segundo o órgão, desde o início da pandemia, 125 denúncias foram registradas na entidade, e os golpes já somam quase R$ 600 mil.


AULAS: Mais de 9,3 milhões de adultos e idosos em todo o país correm risco com a volta às aulas no Brasil, segundo análise da Fiocruz. A quantidade de pessoas representa 4,4% da população total do país. O levantamento incluiu indivíduos que possuem problemas crônicos de saúde e pertencem a grupos de risco da Covid-19. Eles estariam mais suscetíveis aos riscos do vírus pois vivem na mesma residência que crianças e adolescentes em idade escolar (entre 3 e 17 anos). O cálculo foi feito com base na Pesquisa Nacional de Saúde (PNS 2013), que foi realizada pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) em parceria com o Laboratório de Informação em Saúde (LIS) da Fiocruz.

Nenhum comentário: