09/08/2020

CORONAVÍRUS: NO BRASIL 67 CIDADES SEGUEM SEM CASOS

67 cidades brasileiras seguem sem casos de coronavírus

67 municípios brasileiros seguem
sem casos de coronavírus
No Brasil, 67 municípios seguem sem casos do novo coronavírus. Eles fazem parte das regiões Sul, Sudeste, Nordeste e Centro-Oeste, uma vez que a região Norte é a única que contabiliza casos em todas as cidades, segundo o portal UOL.

Autoridades sanitárias de algumas das cidades sem a presença da Covid-19 foram ouvidas. Elas falaram sobre o êxito em relação ao controle da pandemia.

Ainda sem casos de coronavírus, Ribeirão Corrente já está com o comércio funcionando, mas com restrições. Há barreira física na entrada dos estabelecimentos e foram disponibilizados álcool gel nas lojas. Etiene Siquitelli Silva, secretário municipal de Saúde do município paulista, disse que desde o início da pandemia a cidade fez uma ação informativa sobre a doença.

– Fica um fiscal específico para fiscalização e cumprimento do decreto municipal. A maioria dos comerciantes são da parte de alimentos, mercados, mercearias. Nosso comércio é muito pequeno, mas está tudo aberto. Talvez quem mais merece o mérito é a população. As pessoas fizeram sua parte, cumpriram o isolamento social e até hoje estão se cuidando – disse Etiene.

Muitos habitantes de Ribeirão Corrente trabalham em Franca, cidade do interior de São Paulo com vários casos de Covid-19. Apesar disso, a doença não cruzou as barreiras, segundo o secretário.

– Eles seguem imunes porque seguem à risca o uso de máscaras e álcool gel – avaliou Silva.

Já no Nordeste, a cidade João Dias é a única no Rio Grande do Norte sem pessoas infectadas pelo coronavírus. O município faz divisa com a Paraíba e está com barreiras de segurança logo na entrada.

– Desde o início da pandemia, a equipe da vigilância sanitária e as de saúde vêm realizando barreiras, distribuindo máscaras a toda a população, e dando orientação sobre medidas preventivas de higiene nos comércios. Para auxiliar nosso trabalho adquirimos termômetros infravermelhos, máquina para desinfecção das ruas, além do aumento da compra de EPIs [equipamentos de proteção individual] distribuídos aos profissionais da linha de frente – contou a secretária Elisabeth Sousa.

O UOL também apontou que no Centro-Oeste, a cidade goiana de Novo Planalto continua sem casos do vírus. A secretária municipal de Saúde, Alana Prado Avelar, destacou regras impostas logo quando chegaram as notícias sobre a pandemia.

– A gente seguiu desde o começo o decreto estadual, que foi de suma importância para o sucesso das ações. As aglomerações não são permitidas na cidade; as vigilâncias sanitária e epidemiológica fiscalizam o comércio diariamente junto com Polícia Militar. O uso de máscaras é obrigatório e foi fundamental – disse Avelar.

Por causa do aumento do número de casos no interior de Goiás, Alana contou que o alerta está mantido. Fora isso, 18 pessoas da cidade estão sendo monitoradas embora ainda não tenham apresentado nenhum sintoma do coronavírus.

– Nós estamos cercados por quatro cidades com casos já registrados, e a gente tem 18 pessoas sob monitoramento neste momento, mas nenhuma até aqui apresentou sintomas – contou ela.

Nenhum comentário: