24/07/2020

PRIMEIRA MISSÃO A MARTE É DA CHINA - SONDA FOI ENVIADA NESTA QUINTA (23)

China lança primeira missão a Marte

A China lançou com sucesso nesta quinta-feira, 23, sua primeira nave espacial independente a Marte, em missão para estudar o solo do planeta. A sonda foi enviada pelo foguete Long March 5 Y-4, que decolou do Centro Espacial de Wencheng, na ilha de Hainan, localizada no sul chinês.

A sonda deve chegar em fevereiro de 2021 a Marte. Antes, deverá realizar o longo trajeto da Terra até o planeta vermelho por sete meses. A distância varia, mas é equivalente a, no mínimo, 55 milhões de quilômetros – ou seja, 1.400 voltas em torno do mundo.

A missão Tianwen-1 (Perguntas ao céu-1, em tradução) enviou uma espaçonave composta de três elementos: um orbitador de observação – que vai girar ao redor de Marte, um aterrissador e um robô de controle remoto, encarregado de analisar o solo.

“Este é claramente um marco histórico para China. É a primeira vez que se aventuram no sistema solar”, declarou Jonathan McDowell, astrônomo do Centro Harvard-Smithsonian de Astrofísica, nos Estados Unidos.

Esta missão oferece um novo prestígio a Pequim frente a Washington, que ordenou o fechamento do consulado chinês em Houston na quarta-feira, no último episódio de rivalidade entre as duas potências.

Estadão / Foto: Noel Celis / AFP Photo

Nenhum comentário: