29/07/2020

LOUCURA: PREFEITO DE NATAL AUTORIZA VOLTA DAS AULAS PRESENCIAIS

Prefeito de Natal autoriza reinício das aulas presenciais nas escolas particulares em 10 de agosto; rede pública volta em 14 de setembro

Prefeito de Natal autoriza reinício das aulas presenciais nas escolas particulares em 10 de agosto; rede pública volta em 14 de setembro — Foto: Arquivo pessoal
O prefeito de Natal, Álvaro Dias, decidiu autorizar a retomada das aulas presenciais nas escolas particulares a partir do dia 10 de agosto e no no sistema público de ensino do Município, a partir de 14 de setembro. A decisão foi tomada em reunião realizada na noite desta terça (28) e confirmada pela Prefeitura nesta quarta (29). O decreto que autoriza a volta às aulas será publicado nos próximos dias.

As datas valem apenas para o município de Natal. O decreto do governo do Estado que suspendeu as aulas presenciais tem validade até 14 de agosto. A governadora Fátima Bezerra afirmou que as 'escolas só poderão retomar atividades presenciais em ambiente seguro' e que, se necessário, o decreto poderá ser prorrogado.

De acordo com a Prefeitura, a decisão contou com o parecer favorável do Comitê Científico municipal que tem norteado as medidas tomadas pela gestão municipal, no que diz respeito ao combate e enfrentamento da pandemia da Covid-19.

Ainda segundo informações da prefeitura, o comitê levou em consideração a curva decrescente no número de casos e óbitos, bem como a taxa de contágio que também está em queda. O prefeito Álvaro Dias participou da reunião.

“Como todas as outras medidas que adotamos, essa foi mais uma a seguir critérios técnicos e acontece em um momento de forte desaceleração do coronavírus em Natal. (...) Portanto, é mais do que necessária a retomada das aulas, seguindo todas as recomendações de segurança, com as escolas se preparando e tomando os devidos cuidados”, destacou o prefeito.

As escolas particulares da capital já vinham se preparando para a volta às aulas e adotando protocolos de segurança contra a Covid-19.

De acordo com a secretaria municipal de Educação, Cristina Diniz, a SME vai garantir toda a estrutura para retomada das aulas nas 72 escolas de ensino fundamental e nos 74 Centros de Educação Infantil que compõem a rede pública municipal de ensino. “Já adquirimos os equipamentos de proteção individual, máscaras, material de higiene, bem como iremos preparar as nossas unidades com a demarcação do distanciamento entre os alunos, álcool em gel e outras medidas”, informou.

Além da preparação em relação à infraestrutura, a Prefeitura de Natal informou que vai oferecer o protocolo profilático adotado pelo município aos professores e funcionários das escolas, bem como estuda a realização da testagem para detecção da Covid-19 nestes profissionais. “A nossa comunidade escolar conta com aproximadamente 6 mil colaboradores. Vamos oferecer toda a segurança para que eles possam desempenhar as suas funções”, finalizou Cristina Diniz.

G1

Nenhum comentário: