26/07/2020

INTERNET: GOVERNO PERMITE PESSOA FÍSICA FAZER PROPOSTA SOBRE IMÓVEIS A VENDA

Governo vende imóveis pela internet e permite que pessoas físicas façam propostas de compra

A Secretaria de Patrimônio da União (SPU) lançou uma plataforma para que qualquer pessoa faça proposta para a compra de apartamentos, casas, prédios, lojas e terrenos públicos, mesmo que eles não estejam listados para venda pelo Ministério da Economia. A medida faz parte da reformulação do sistema de leilões públicos e foi apresentada na sexta-feira, 24.

“Existe um grande número de brasileiros vizinhos de imóveis do governo que querem comprar, mas ficam aguardando a SPU colocar o imóvel à venda. A proposta para aquisição de imóveis é uma grande modernização. Gera uma expectativa de que a pessoa faça a oferta em terrenos e áreas de alto valor, mas que ainda não foram mapeados”, afirmou Fernando Bispo, secretário de coordenação e governança da SPU.

A SPU irá avaliar todas as propostas, e caso seja do interesse da União se desfazer do patrimônio, será aberto um processo de leilão. Mas cabe ao próprio interessado avaliar o imóvel junto com profissionais imobiliários credenciados pela secretaria e arcar com todos os custos para a homologação do laudo de proposta.

“No certame, quem apresentou o interesse e pagou pelo laudo terá direito de preferência na compra. Caso ele não ganhe, a pessoa que venceu o leilão terá que reembolsar parte dos custos dos trâmites para o outro”, explica o assessor da SPU, Rafael Bussiere.

A mudança na legislação cria o Sistema de Concorrência Eletrônica (SCE) para concentrar de forma digital todos os leilões e ofertas de bens públicos da União. Para este ano, estão previstos leilões de 907 imóveis, com expectativa de R$ 1,7 bilhão em arrecadação.

“Agora a compra de imóveis não precisa ser mais presencial. Com a facilidade da tecnologia, cada cidadão pode ver quais são os certames e participar de forma eletrônica, dando mais agilidade, transparência e facilidade ao processo”, afirmou Bispo.

O primeiro lote de leilões será publicado no Diário Oficial do governo federal nesta segunda-feira, 27, e incluem 109 imóveis em sete estados mais o Distrito Federal.

Jovem Pan

Nenhum comentário: