13/07/2020

CEARÁ-MIRIM: A ARTE PLÁSTICA DE LUTO - SOBRE IVO MAIA - POSTADO PELO AMIGO BARÃO

LUTO NA CULTURA E NAS ARTES PLÁSTICAS 

Ivo Maia
QUE O Grande Arquiteto do Universo te acolha caro Amigo no Oriente Eterno! E aos familiares meus sentimentos que Deus os conforte neste momento dificil! 

Um pouco de Ivo Maia! 

As linhas são traçadas tão cuidadosamente que parecem não ter sido feitas à mão. A simetria entre os hemisférios da tela traz a sensação de fotocópia. O colorido é de qualquer cultura oriental que acredite na vibração das tonalidades. Mas essas características estão na obra de um paraibano de Catolé do Rocha, radicado em Ceará-Mirim, que pinta e expõe na calçada do Camelódromo do Centro de Natal.

Em 32 anos de artes plásticas e poesia, já participou de 183 exposições, das quais 120 coletivas e 63 individuais. Lugares como Estocolmo, Suécia, Portugal e Chile têm telas assinadas por Ivo Maia.

Barba e unhas crescidas, chapéu de vaqueiro e tintas e telas a postos. É o que se vê na entrada do camelódromo da avenida Rio Branco, onde o artista pinta, expõe e 'repassa" suas obras, no Beco das Cores. Ele não as vende. "Arte não tem preço. As pessoas adquirem, não compram”, esclarece Ivo Maia. E o valor para a aquisição de seus quadros -que levam até 35 dias para serem concluídos - varia entre RS 80 e RS 1.500.

Apesar de tirar das telas o sustento, tem a mania de artista de não ter apego ao dinheiro. "Não tenho interesse que sejam vendidos. É a minha imortalidade que está nos quadros e é por isso que faço com amor", diz o homem que cursou o magistério e é técnico de administração e operador de raio-x, mas largou as profissões para sujar as mãos de tinta.

Texto Galeria de Arte b612



Postado por Francisco Ferreira (Barão de Ceará-Mirim)


Do Blog Ceará-Mirim Livre: Ivo Maia, na sua simplicidade fazia o difícil. Sua arte não é para qualquer um, precisa de muito talento, e talento ele tinha de sobra.

Fiquei triste com a notícia do seu falecimento, nesse momento de profunda tristeza o que posso fazer ao meu amigo Ivo é pedir ao pai celestial que lhe guarde ao seu lado, de preferência num 'cantinho especial' para que possa continuar trabalhando e mostrando suas belíssimas obras em outro plano.

A família e aos amigos nossa mais sincera solidariedade, que papai do céu conforte a todos!

Nenhum comentário: