14/07/2020

AMÉRICA COMEMORA SEUS 105 ANOS NESTE 14 DE JULHO

América de Natal celebra 105 anos de história nesta terça-feira (14)

O América celebra 105 anos desde a sua fundação nesta terça-feira (14). O clube lançou uma camisa azul em homenagem à data comemorativa, para relembrar suas cores de origem.

O clube foi fundado por um grupo de 34 jovens estudantes, comerciários e funcionário públicos, na residência do juiz Joaquim Homem de Siqueira, situada na Rua Vigário Bartolomeu. Inicialmente, as cores do time eram o azul e o branco, transformando-se nas cores atuais em 1918, com a personificação jurídica do clube.

A oficialização jurídica do clube tem uma história curiosa. Sobre isto, existe uma versão que diz que o então Coronel Júlio Canavarro de Negreiros Melo, no dia 3 de junho de 1918, furou a única bola que o clube tinha para treinar e jogar, tendo sido o América obrigado a possuir personalidade jurídica para poder entrar com uma ação indenizatória. Para tanto, os estatutos foram registrados pela primeira vez no dia 3 de julho de 1918, no Primeiro Ofício de Notas, em documento assinado pelo então presidente Oswaldo da Costa Pereira.

Os jogadores do América eram provenientes da Cidade Alta. Nos seus primeiros sete anos de existência, os recursos financeiros do clube vinham em grande parte do bolso de Aguinaldo Tinôco, um dos seus fundadores e que também era zagueiro e capitão do time.

A primeira partida realizada pela nova equipe de Natal ocorreu no dia 26 de setembro de 1915, contra a equipe que seria posteriormente seu maior rival, o ABC. Nessa partida, o América de Natal atuou com: Oscar Siqueira, Lélio e Gato, Carvalho, Gallo e Barros, Antônio, Carlos Siqueira, Neco, Garcia e Pipiu.

Já a primeira partida oficial foi realizada entre ABC e América de Natal ocorreu em 15 de Setembro de 1918 pelo campeonato estadual de 1918, que não foi finalizado. O América venceu a partida pelo placar de 3 a 0, com gols de Arnaldo, Pinheiro (contra) e Nilo Murtinho Braga.

O clube conquista inúmeras conquistas em seu histórico. O alvirrubro já disputou duas vezes a série A do Campeonato Brasileiro, sendo o único potiguar a jogar a competição por pontos corridos. Além disto, o América também é o único do RN que já conquistou uma Copa do Nordeste.

Nenhum comentário: