27/06/2020

COVID-19 NO RN: 10% DOS CASOS CONFIRMADOS SÃO PROFISSIONAIS DA SAÚDE

Profissionais de saúde são 10% do total de casos confirmados de Covid-19 no RN

Kelly Lima, coordenadora do Cerest, fala sobre o número de casos entre os profissionais de saúde e segurança — Foto: Elisa Elsie
Kelly Lima, coordenadora do Cerest

Dados apresentados pela Secretaria Estadual de Saúde Pública nesta sexta-feira (26) apontam que 2.207 profissionais de saúde testaram positivo para a Covid-19 durante a pandemia. O Centro de Referência Estadual em Saúde do Trabalhador (Cerest) da Sesap atesta que, hoje, aproximadamente 10% das pessoas infectadas pelo novo coronavírus no estado são profissionais da saúde das redes pública (estadual e municipal) e privada.

O Rio Grande do Norte soma até esta sexta-feira 22.738 casos confirmados de Covid-19, de acordo com o Laboratório de Inovação Tecnológica em Saúde da Universidade Federal do Rio Grande do Norte (LAIS/UFRN).

Os trabalhadores da saúde são a categoria mais testada no RN. No início da pandemia, 25% dos casos atingiam esta classe. "Hoje temos menos de 10% casos. A redução se deu devido ao intenso trabalho que realizamos nas unidades de saúde com orientações sobre biossegurança e uso adequado de EPIs", afirmou Kelly Lima, coordenadora do Cerest.

Ainda de acordo com o Cerest, foram contabilizados 18 óbitos na categoria, dos quais três foram de aposentados que contraíram o vírus fora do ambiente de trabalho. Dez mortes foram registradas na Grande Natal e as outra oito em Mossoró.

Nenhum comentário: