19/05/2020

EUA: TRUMP AMEAÇA CORTAR VERBAS DA OMS

Trump dá ultimato para a OMS e ameaça cortar verba permanentemente

Diretor-geral da OMS,
Tedros Adhanom Ghebreyesus
O presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, ameaçou nesta segunda-feira (18) congelar permanentemente o envio de verbas americanas para a Organização Mundial da Saúde (OMS) caso "melhorias substanciais" não sejam feitas nos próximos 30 dias.

Os Estados Unidos são os maiores financiadores da OMS, com contribuições anuais de entre 400 e 500 milhões de dólares. Porém, em abril, Washington suspendeu o financiamento para a OMS, acusando a entidade de ser muito favorável à China, encobrir e administrar mal a pandemia de Covid-19, a doença provocada pelo novo coronavírus (Sars-Cov-2).

Na segunda, Trump postou no Twitter imagens de uma carta que enviou ao diretor da organização, Tedros Adhanom Ghebreyesus, informando que "se a Organização Mundial da Saúde não se comprometer com melhorias substanciais nos próximos 30 dias, irei transformar o congelamento temporário do financiamento dos Estados Unidos para a Organização Mundial da Saúde em permanente e irei reconsiderar nossa participação na organização".

G1

Nenhum comentário: