26/04/2020

PARNAMIRIM: POR DESCUMPRIREM ISOLAMENTO 26 PESSOAS SÃO DETIDAS PELA PM EM EVENTO COM PASSÁROS

26 pessoas que participavam de competição de 'canto de pássaros' são detidas por descumprirem isolamento social no RN

Evento com criadores de pássaros foi fechado pela PM por descumprir medidas de isolamento social, neste domingo 26/04, em Parnamirim — Foto: PM/Divulgação
Evento com criadores de pássaros foi fechado
pela PM por descumprir medidas de isolamento
social, neste domingo 26/04, em Parnamirim
Pelo menos 26 pessoas foram detidas e levadas à delegacia, na manhã deste domingo (26), por descumprirem as normas do decreto que proíbe aglomerações e eventos com mais de 20 participantes durante a pandemia do novo coronavírus no Rio Grande do Norte. Elas estavam em uma competição de "canto de pássaros" da espécie papa-capim em Parnamirim, na Grande Natal.

De acordo com a Companhia Independente de Proteção Ambiental (Cipam), outras pessoas também participavam do evento, mas conseguiram fugir quando perceberam a chegada das equipes.

Os envolvidos foram levados ao complexo de delegacias da avenida Ayrton Senna, na Zona Sul da capital. De acordo com a Polícia Ambiental, a maior parte dos animais são anilhados e legalizados, porém o evento não tinha autorização do Ibama para acontecer, além de provocar aglomeração de pessoas, o que está proibido pelo decreto estadual para prevenção da Covid-19.

Competição de canto de pássaro não tinha autorização para acontecer. — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Competição de canto de pássaro não
tinha autorização para acontecer.
 
O caso foi flagrado em uma espécie de galpão de uma casa de recepções no bairro de Nova Esperança. No local, além das gaiolas com pássaros, a polícia encontrou troféus e fichas. Os envolvidos e os pássaros foram levados ao complexo de delegacias onde está funcionando um plantão especial para casos de descumprimento ao decreto.

Ao todo, foram encontrados 54 pássaros anilhados (legalizados) e 4 sem sem anilha, além de cinco 5 animais que não tiveram dono identificado.

Na delegacia, os envolvidos eram ouvidos pelo delegado de plantão até a publicação desta matéria. Eles deverão ser liberados, mas responderão pelos atos. Os pássaros legalizados também deverão ser devolvidos aos donos, segundo a PM.

Pássaros foram levados em gaiolas a delegacia de Natal — Foto: Geraldo Jerônimo/Inter TV Cabugi
Pássaros foram levados em gaiolas a delegacia de Natal

Nenhum comentário: