25/04/2020

ALEXANDRE RAMAGEM, EX-CHEFE DE SEGURANÇA DE BOLSONARO, ASSUME PF

Ex-chefe da segurança de Bolsonaro, Alexandre Ramagem assume a PF

O presidente Jair Bolsonaro (sem partido) decidiu nesta-sexta-feira (24/04) que o atual diretor-geral da Agência Brasileira de Inteligência (Abin), Alexandre Ramagem, vai ocupar o cargo de diretor-geral da Polícia Federal.

A confirmação ocorreu na noite desta sexta, horas depois do pronunciamento de Bolsonaro no Palácio do Planalto para, segundo ele, “restabelecer a verdade sobre a demissão” de Maurício Valeixo, ex-diretor-geral da PF, e sobre a saída de Sergio Moro do Ministério da Justiça e Segurança Pública.

Ramagem assume no lugar de Valeixo, demitido na madrugada desta sexta. Durante pronunciamento na sede do Ministério da Justiça, pela manhã, Moro disse que a demissão de Valeixo não foi feita “a pedido”, conforme publicou o Diário Oficial da União (DOU) e que o agora ex-ministro também não assinou a demissão, embora o nome dele apareça na publicação. No início da noite, o governo federal republicou, em edição extra do DOU, a exoneração – desta vez sem a assinatura de Moro.

Ao anunciar sua saída do governo, Moro alegou que o presidente Bolsonaro estava interferindo politicamente na Polícia Federal e queria “relatórios de inteligência” da instituição, algo que não é parte das incumbências da corporação.

Em carta de despedida, Valeixo disse que a PF segue “alinhada aos princípios republicanos mais nobres”. No documento, o agora ex-diretor-geral da PF não deixa claro se pediu, ou não, para deixar o posto.

“Ao chegar à Direção Geral pude reafirmar minhas convicções sobre as virtudes do órgão, ao encontrar uma organização com sólidos valores éticos e institucionais, construídos por décadas de atuação dedicada e firme dos que me antecederam”, diz Valeixo na mensagem.

“Deixo o cargo com a certeza de que a Polícia Federal segue forte, unida e alinhada aos princípios republicanos mais nobres.”

Perfil

Alexandre Ramagem Rodrigues é graduado em Direito pela Pontifícia Universidade Católica do Rio de Janeiro (PUC-Rio). Ingressou no Departamento de Polícia Federal (DPF) em 2005 e atualmente é delegado de classe especial.

Ramagem também foi chefe da equipe de segurança do presidente Bolsonaro durante a campanha eleitoral, em 2018.

Desde 2012, ele atua como professor da Academia Nacional de Polícia ministrando as seguintes disciplinas: Repressão a Homicídios e Grupos de Extermínio; Gestão de Pessoas; e Aperfeiçoamento em Planejamento e Gestão de Operações Policiais.

Metrópoles

Nenhum comentário: