10/03/2020

RESPONSÁVEIS POR RACISMO CONTRA MAJU (GLOBO) FORAM CONDENADOS

Justiça condena responsáveis por racismo contra Maju Coutinho

Justiça condena responsáveis por racismo contra Maju CoutinhoA Justiça de São Paulo condenou dois homens pelos crimes de racismo e injúria racial contra a jornalista Maju Coutinho, da Rede Globo.

Os homens, utilizando perfis falsos em redes sociais, acessaram a página da emissora e proferiram injúrias contra a jornalista, referindo-se a sua raça e cor. Eles também foram condenados por corrupção de menores por terem induzido três adolescentes à prática do mesmo crime.

A decisão foi assinada pelo juiz Eduardo Pereira dos Santos Júnior, da 5ª Vara Criminal da Comarca da Capital. Nela, o juiz afirmou que "os réus, deveras, incitaram e induziram a discriminação e o preconceito de raça e cor".

"O ataque racista, desse modo, não estaria restrito a um gueto ou ao submundo da internet no qual transitavam os acusados. Ao atacar figura pública emblemática, os réus visavam - e de alguma forma obtiveram - ampla repercussão de suas mensagens segregacionistas", escreveu o juiz.

As penas variam de cinco a seis anos de reclusão em regime semiaberto e aplicação de multa. Os condenados são Erico Monteiro dos Santos e Rogério Wagner Castor Sales.

Outros dois réus, Kaíque Batista e Luis Carlos Félix de Araújo, foram absolvidos por insuficiência de provas.

Nenhum comentário: