06/01/2020

TRUMP PROVOCA O IRÃ

“Irã nunca vai ter uma arma nuclear”, provoca Trump

Reprodução/GettyImagesEm nova investida, o presidente dos Estados Unidos, Donald Trump, afirmou nesta segunda-feira (06/01/2020) que o “Irã nunca vai ter uma arma nuclear”. A afirmação, escrita toda com letras maiúsculas, foi feita em rede social.

A provocação de Trump ocorre menos de 24 horas depois de o Irã anunciar que “desconhecerá limites” impostos por acordo nuclear.

O país asiático afirmou, nesse domingo (05/01/2020), que o trabalho de enriquecimento de urânio não respeitará mais o acordo nuclear de 2015 e que a produção não terá mais restrições.

As ameaças do presidente norte-americano se intensificaram após a morte do general iraniano, Qassim Suleimani. O militar foi morto após ordem de Trump.



Desde então, o presidente norte-americano tem usado constantemente as redes sociais para comentar a escalada do conflito no Oriente Médio.

Trump disse nesse domingo (05/01/2020) que pode responder de maneira “talvez desproporcional” a uma eventual reação iraniana que atinja alvos ou pessoas americanas.

“Os Estados Unidos gastaram apenas US$ 2 trilhões em equipamento militar. Somos os maiores e, de longe, os melhores do mundo! Se o Irã atacar uma base americana, ou qualquer americano, enviaremos alguns desses novos equipamentos bonitos para o seu caminho… e sem hesitar”, escreveu.

Um dia após o ataque, Trump destacou que o general iraniano era “odiado e temido” no país asiático. Por isso, deveria ter sido morto há muito tempo.

“O Irã nunca venceu uma guerra, mas nunca perdeu uma negociação”, escreveu o mandatário norte-americano.

Metrópoles

Nenhum comentário: