21/11/2019

ALCAÇUZ: CURSOS DE CAPACITAÇÃO PARA INTERNOS

Internos de Alcaçuz fazem cursos de capacitação profissional

Resultado de imagem para alcaçuz presidioA Secretaria da Administração Penitenciária (Seap) está capacitando 50 internos da Penitenciária Estadual de Alcaçuz, em Nísia Floresta, nos cursos de pintor de obras e pedreiro de alvenaria. Em todo Sistema Penal do Rio Grande do Norte estão sendo oferecidos 12 cursos através de contrato com o Senai.

Os internos tem aulas teóricas e práticas dentro da própria unidade com a supervisão de agentes penitenciários. Em Alcaçuz, os apenados do Pavilhão 2 foram escolhidos pelo critério de bom comportamento. “O trabalho dos agentes é fundamental para que essas ações de educação, trabalho e ressocialização aconteçam e cheguem a todo sistema”, disse o diretor Jucélio Barbosa.

O apenado Emanoel da Cruz, 32 anos, que participa do curso de pedreiro, está entusiasmado com a oportunidade. “Essa é a melhor coisa que já aconteceu em Alcaçuz. Uma nova chance para sair daqui uma pessoa melhor e conseguir um trabalho. Eu já conhecia um pouco do ofício, mas sem um certificado tudo é mais difícil. Só espero coisa boa com esse curso”, disse. O instrutor profissionalizante do Senai, Francisco das Chagas, explica o curso tem 160 horas aula e abrange temas como leitura de projeto e marcação de obras até a construção de paredes com amarras e pisos de cimento.

O secretário da Administração Penitenciária, Pedro Florêncio, explica que a política da gestão é o foco na segurança, mas com “trabalho e educação, como base para a transformação” do sistema penal. E os esforços dãp bons resultados em várias unidades do RN. Ele cita, por exemplo, o caso da retomada dos projetos de agricultura na Penitenciária Mário Negócio, em Mossoró, os vários cursos que estão sendo ofertados, inclusive de reforço para o Enem, e a procura de empresários para parcerias com o sistema penitenciário.

O contrato entre Senai e Seap, da ordem de R$ 245 mil, visa realizar cursos de eletricista instalador predial, pedreiro de alvenaria, pintor de obras, padeiro, mecânico de automóveis, pintor de automóveis, eletricista de automóveis e lanterneiro de automóveis. Alguns cursos contam com laboratórios montados em unidades móveis do Senai.

Nenhum comentário: