16/10/2019

NATAL SEM FOME

Campanha de doação de alimentos é lançada em todo o Brasil 

Resultado de imagem para NATAL SEM FOMECoordenação busca parceiros e voluntários no RN 

“Quem tem fome, tem pressa”. A frase do sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, ainda hoje move voluntários Brasil afora, na Campanha Natal Sem Fome. “Essa é uma das maiores mobilizações solidárias da sociedade civil, que começou em 1994. Entre 2007 e 2016, a campanha ficou suspensa, mas a volta do Brasil ao Mapa da Fome da ONU nos obrigou a retomar o Natal Sem Fome”, diz Carlos Freire, coordenador da campanha no RN.

A campanha foi lançada em todo o Brasil no domingo passado, dia 13. E mais uma vez, traz como tema “A fome não é fake”. Segundo a Síntese de Indicadores Sociais (SIS), do IBGE, a população extremamente pobre, que vive com menos de R$ 140 mensais, saltou de 6,6%, em 2016, para 7,4%, em 2017. Estimativas apontam que na área rural do Nordeste, 20% das pessoas estão em situação de insegurança alimentar. 

No Rio Grande do Norte, a campanha Natal Sem Fome é liderada pela ONG Instituto Nordeste de Cidadania – INEC, com apoio institucional e operacional do Banco do Nordeste e do consultor de marketing Carlos Freire, coordenador da campanha entre 2002 e 2007, de volta à Natal após 12 anos em Manaus. “No momento, estamos estruturando a rede de apoios e também a convocação de voluntários, com o objetivo de dar início ao processo de arrecadação nesta quarta-feira. 16 de outubro é o Dia Mundial da Alimentação, e também da fundação da FAO – Food and Agriculture Organization, órgão das Nações Unidas encarregado do combate à fome em todo o mundo”, explica Carlos Freire. 

A arrecadação de alimentos vai até 18 de dezembro. Por enquanto, todas as agências do Banco do Nordeste no Estado estão recebendo as doações. Entre os dias 21 e 23/12, será feita a entrega dos alimentos. 

Mais do que alimentar famílias no Natal, a campanha Natal Sem Fome visa principalmente chamar a atenção dos governantes e da sociedade para a questão da fome, e cobrar a implementação de políticas de erradicação da fome em um país ao mesmo tempo tão rico e desigual. Idealizada pelo sociólogo Herbert de Souza, o Betinho, em 1993, por intermédio da ONG Acão da Cidadania contra a Miséria e a Fome e em favor da Vida, já arrecadou 32.149.200 kg de alimentos em 20 Estados brasileiros desde 1994. 

Quem quiser ser parceiro ou voluntário da campanha no RN, pode entrar em contato pelos telefones (84) 99632-8881 (Carlos Freire) ou (84) 99460-0767 (Nathaly Menezes).

Assessoria voluntária: Liziane Virgílio

Nenhum comentário: