09/09/2019

RN: ASSEMBLEIA - INTERIOR GANHARÁ CURSOS DE CAPACITAÇÃO

Assembleia levará cursos e capacitação para o interior do RN

O presidente da Assembleia Legislativa do Rio Grande do Norte, deputado estadual Ezequiel Ferreira (PSDB), lançou na manhã desta segunda-feira (09), por meio da Escola da Assembleia, o projeto Conexão Parlamento. O objetivo é levar ciclos de debates, palestras e cursos para capacitar servidores de Câmaras municipais, prefeituras e outras instituições públicas. A iniciativa se tornou possível com a assinatura de um convênio com a Federação das Câmaras Municipais do RN (Fecam) e foi lançada em evento no auditório Cortez Pereira, na sede do legislativo potiguar.

“O ensino de qualidade é fundamental para a melhoria da sociedade, e é acreditando nisto que estamos fortalecendo a Escola da Assembleia, instituição que hoje oferece uma educação de alto nível para os potiguares. A partir de agora, os cidadãos do interior do Estado também serão beneficiados, recebendo o conhecimento necessário para que possam contribuir com o crescimento do nosso RN”, disse Ezequiel Ferreira.

Opinião semelhante tem o presidente da Fecam-RN, o vereador Paulinho Freire (PSDB), que também preside a Câmara Municipal de Natal. “Estamos inaugurando um novo tempo para o poder Legislativo, que antes se resumia apenas a fazer leis e fiscalizar o Executivo, mas agora está ampliando sua atuação. Importante registrar que o presidente da Assembleia, Ezequiel Ferreira, tem sido um parceiro da Fecam, contribuindo para fortalecer ainda mais as Câmaras municipais. A Escola da AL tem tido um trabalho digno de aplauso e nós das Câmaras não podemos perder esta oportunidade”, disse.

De acordo com o diretor da Escola da Assembleia, professor João Maria, a instituição, em seus dez anos de atuação, baseia suas ações no desenvolvimento de processos formais de educação, por intermédio da formação permanente e continuada, visando fortalecer a atuação do Poder Legislativo, na construção de uma sociedade justa e igualitária.

“Por meio de pós-graduações lato sensu, cursos, seminários, palestras e debates, a Escola da Assembleia buscar aproximar a sociedade do Parlamento Potiguar, bem como capacitar os servidores públicos, conscientizando-os de suas funções no Legislativo e na sociedade. Contudo, não é somente para os servidores da Assembleia Legislativa que as ações da Escola se voltam”, disse João Maria Lima.

Inicialmente, o Conexão Parlamento beneficiará 10 Câmaras municipais, que já criaram suas respectivas escolas do legislativo municipal, instituição necessária para a viabilização do convênio. “A expectativa é de crescimento para os funcionários e para os cidadãos. Estamos buscando capacitar os jovens e incluí-los no mercado de trabalho”, disse o vereador Odilson Barbalho, presidente da Câmara de Goianinha, um dos Legislativos que serão beneficiados.

Também presente ao evento, o presidente da Associação Brasileira das Escolas do Legislativo e de Contas (ABEL), Florian Madruga, ressaltou o pioneirismo da iniciativa. “Esse ineditismo da ALRN deve ser replicado pelas Assembleias de todo o país, pela importância de se oferecer educação e formação de qualidade para todos”, disse.

Já o coordenador de Planejamento e Relações Institucionais do Instituto do Legislativo Brasileiro do Senado Federal (Interlegis), Leonardo Gadelha, disse que vê “com bons olhos a iniciativa da ALRN em promover essa integração e dotar as Câmaras municipais com instrumentos técnicos que estão à disposição dos deputados estaduais”.

O evento ainda contou com a presença dos deputados estaduais Souza e Francisco do PT, além de diversos vereadores de todas as regiões do Estado. Também estiveram presentes a diretora administrativa e financeira da Assembleia, Dulcinéa Brandão, e o diretor-geral da Presidência da Assembleia, Fernando Rezende.

Assecom

Nenhum comentário: