05/09/2019

A TERRA TREME EM CARAÚBAS OESTE POTIGUAR

Tremores de terra são registrados em Caraúbas e UFRN faz monitoramento

Caraúbas
Os moradores do município de Caraúbas, no Oeste potiguar, sentiram mais um tremor de terra na madrugada desta quinta-feira (5). Apesar da baixa intensidade, a Defesa Civil do município está alerta sobre a situação e relatou que moradores informaram susto após as recentes atividades sísmicas.

De acordo com o Laboratório Sismológico da UFRN (LabSis/UFRN), o tremor foi estimado em magnitude 2.7, conforme estações da Rede Sismográfica Sismográfica Brasileira (RSBR) que são operadas pela UFRN.

Segundo o LabSis, o tremor foi sentido, principalmente, em localidades mais ao norte do município. A coordenação da Defesa Civil de Caraúbas relatou aos pesquisadores que moradores informaram que o sismo teria sido sentido mais forte no Assentamento Petrolina, onde teria sido ouvido um estrondo e sentido o tremor na terra. Além disso, também há relatos de quedas de objetos sobre geladeiras nas casas e até barulho na estrutura de alvenaria das casas na localidade de Petrolina.

De acordo com o LabSis, a atividade vem sendo registrada há algum tempo, tendo vários eventos sido sentidos pela população. "Como sempre afirmamos nesse tipo de situação, é impossível saber como a atividade sísmica em Caraúbas vai evoluir. No entanto, o LabSis/UFRN vem mantendo um monitoramento permanente dessa atividade visando obter dados que permitam informar a sociedade sobre o que realmente está ocorrendo na região e que servem para orientar ações de Defesa Civil", informou o LabSis.

TN

Nenhum comentário: